Algarve 2030 disponibiliza 10 milhões para apoio às qualificações e emprego

O Programa Regional ALGARVE 2030 publicou, no final de Janeiro, seis Avisos de Concurso

O Programa Regional Algarve 2030 vai disponibilizar 10 milhões de euros do financiamento do Fundo Social Europeu (FSE+) com o objetivo de apoiar as qualificações, o emprego e a inclusão social, anunciou esta segunda-feira a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

No âmbito das qualificações, o Aviso dirigido aos Centros Qualifica, com uma dotação de 2.4 milhões, visa «apoiar a sua atividade e promover a aprendizagem ao longo da vida e a melhoria das qualificações escolares e profissionais de adultos, valorizando os percursos individuais das pessoas».

No que respeita ao emprego, foi publicado um aviso-convite ao IEFP com uma dotação de 3.6 milhões, para financiar os Estágios Profissionais na região, desenvolvidos em atividades económicas que integrem a Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Algarve (EREI3), tendo como foco «apoiar a diversificação da base económica regional, e promovendo a transição de qualidade de jovens para o mercado de trabalho».

A CCDR refere ainda que, «numa lógica de reforço da interação entre empresas e infraestruturas científicas e tecnológicas e de criação de empregos sustentáveis e de qualidade», foram dedicados 3.8 milhões para contratação de recursos humanos altamente qualificados (licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados), por entidades cuja estratégia de inovação esteja alinhada com a EREI.

Foi publicado também aviso geral dirigido a PME, bem como aviso específico dirigido a PME estabelecidas em territórios de baixa densidade, com uma dotação de 1.2 milhões e 200 mil respetivamente.

As infraestruturas científicas, instituições científicas e tecnológicas e Laboratórios Colaborativos encontram também aviso próprio com dotação de 2.4 milhões para apoiar a contratação de recursos humanos altamente qualificados.

Com 300 mil euros dedicados para inclusão social foi publicado aviso para ações de criação, desenvolvimento e crescimento de Centros para o Empreendedorismo de Impacto que tenham como fim a dinamização dos ecossistemas locais ou regionais de inovação social e de empreendedorismo de impacto através de processos de incubação, aceleração e capacitação.

«A região algarvia, com o financiamento destas ações, espera alcançar resultados significativos rumo às metas de 2030 no âmbito do Programa ALGARVE 2030 e também do Pilar Europeu dos Direitos Sociais», frisa a CCDR.

Os avisos de concurso podem ser consultados aqui.

 



Comentários

pub