Água: “Não podem ser as famílias e os pequenos agricultores a pagar o preço”, diz o BE

Bloco de Esquerda lamenta ainda que “AMAL e Governo não tenham concretizado os investimentos há muito identificados para aliviar o problema da falta de água”

“Não podem ser as famílias e os pequenos agricultores a pagar o preço das escolhas que apenas têm beneficiado uns quantos” defendeu o Secretariado do Bloco de Esquerda do Algarve a propósito dos anunciados aumentos do preço da água na região.

O partido considera que são mais urgentes outras medidas, como “o uso de águas residuais para rega de jardins e campos de golfe; ou os apoios à transição ecológica agroflorestal”.

O Bloco de Esquerda lamenta ainda que “AMAL e Governo não tenham concretizado os investimentos há muito identificados para aliviar o problema da falta de água, sendo que a baixa precipitação – agravada pelas alterações climáticas – já dura há cerca de uma década no Algarve”.

Apontam também as suas críticas ao PS Algarve – que tutela a AMAL – “por optar agora pela solução facilitista e que não resolve o problema: aumentar o preço da água, ainda por cima abrangendo o segundo escalão de consumo”, no qual o aumento será de 15%.

O Bloco considera a medida “socialmente injusta e penalizadora do rendimento das famílias na região, já a braços com situações de elevada precariedade, salários baixos e desemprego”.

“É inaceitável que, nos 43 campos de golfe existentes no Algarve, apenas dois recorram à utilização de águas residuais. Estas águas deviam ser ultilizadas para lavagem de ruas, rega de jardins e fins industriais”, disse José Gusmão, eurodeputado pelo Bloco e cabeça de lista por Faro.

João Vasconcelos, antigo deputado pelo BE, acrescenta que “algumas autarquias da região preferem esbanjar milhões em fogos de artifício e outros eventos na mira de angariar votos em alturas de eleições em vez de investir em infraestruturas indispensáveis. Devem agora, governo e autarquias, assumir a responsabilidade dos investimentos necessários, enquanto é tempo”.

 

 



Comentários

pub