Teatro Nacional D. Maria II começa o ano a “Antecipar o Futuro” em Lagoa

A entrada é livre e a programação está a cargo da BÓIA – Associação Cultural

Foto: Ana Batista

O Teatro Nacional D. Maria II vai começar o ano a “Antecipar o Futuro”, de 11 a 14 de Janeiro, em Lagoa, com uma conferência, uma mesa-redonda, performances e muito mais. 

Ao longo de quatro dias, «esta edição do ciclo pretende atravessar e confrontar a encruzilhada da indústria do turismo que alavanca a economia portuguesa, com as suas vicissitudes, procurando sensibilizar para a importância do papel das artes e da cultura», diz o Teatro Nacional D. Maria II.

«Através das práticas artísticas performativas e visuais e do pensamento contemporâneo, este programa visa dissecar criticamente a noção de turismo, contribuindo para pensar Portugal, em particular a região do Algarve e, mais especificamente, Lagoa», acrescenta.

A programação do “Antecipar o Futuro” começa no dia 11, quinta-feira, às 18h00, com uma conferência de abertura, no Auditório Carlos do Carmo, que dará o mote para um programa de atividades em torno da temática “Turismo Crítico”.

Nos três dias seguintes, de 12 a 14, sexta-feira a domingo, segue-se um programa intenso, composto por uma mesa redonda sobre o futuro do turismo; exibição de três curtas-metragens, com curadoria do Colectivo Pátio, uma conferência-performance da artista Odete com os cientistas João Paulo André e Pedro Augusto (O Som da Ciência), as performances “A última fila é futuro”, da dupla artística composta por Filipa Brito e Nelson Guerreiro Espaço, e Espaço (IN)finito, do ator, tarólogo e estudante de astrologia Sérgio de Brito.

A isto soma-se o pré-lançamento da publicação impressa “(Des-)Guia Turístico Lagoa: 2023-24”, seguido do lançamento do álbum de postais e leitura de textos de Mathieu Fleury e ainda uma “Festa (Fu-)Turista”, promovida pela dupla de DJs Os Calipos, e um DJ set de Sónia Trópicos, a encerrar a programação dos dias 13 e 14, respetivamente.

Do programa do “Antecipar o Futuro”, fazem também parte as performances “Búzio”, de Ana Baptista, e “VIATURAS”, de Ana Mula, os dois projetos vencedores da 2ª edição do Antecipar o Futuro, um programa de residências artísticas desenvolvido pelo Teatro Nacional D. Maria II, a NTT DATA e O Espaço do Tempo, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação de jovens artistas.

A entrada é livre e a programação está a cargo da BÓIA – Associação Cultural.

O programa completo do ciclo “Antecipar o Futuro”, está disponível aqui.

Comentários

pub