Tavira mantém aposta na instalação de abrigos para colónias de gatos

O objetivo desta medida é «facilitar o controlo populacional dos gatos silvestres e assilvestrados que vivem na rua»

O Município de Tavira continua a manter a aposta na instalação de abrigos para colónias de gatos, no âmbito do programa captura – esterilização – devolução (programa CED), e no final de 2023 instalou mais uma estrutura destas na Conceição de Tavira.

Em nota, a autarquia reforça que «os cuidadores devem sinalizar o surgimento de novos animais para aplicação do programa, assim como quando são necessários cuidados médico-veterinários».

Com a colocação destes abrigos, o Município de Tavira «potencia as valências positivas do programa CED e melhora as condições em que vivem os gatos silvestres e assilvestrados pertencentes a uma colónia».

Esta é uma das medidas do Plano Municipal para o Bem-Estar e Proteção Animal que, em 2023, chegou a três locais, prevendo-se ainda a colocação destas estruturas em mais 15 colónias situadas em diferentes freguesias do concelho.

O objetivo desta medida é «facilitar o controlo populacional dos gatos silvestres e assilvestrados que vivem na rua, permitindo uma aplicação mais eficiente do programa CED (Captura – Esterilização – Devolução) para que o número de gatos não cresça descontroladamente».

 

 



Comentários

pub