Silves avança com projeto piloto de recolha seletiva de resíduos porta-a-porta

Na zona do Bairro da Caixa d´Água, da Urbanização Quinta do Lagar e da Urbanização Quinta da Barrada

O Município de Silves já está a promover o projeto piloto “Recolha Seletiva de Resíduos Porta-a-Porta”, na zona do Bairro da Caixa d´Água, da Urbanização Quinta do Lagar e da Urbanização Quinta da Barrada.

O objetivo da iniciativa é, de acordo com a autarquia, «potenciar um papel mais ativo e consciente por parte dos cidadãos no âmbito da correta gestão dos resíduos produzidos».

«Após décadas de incentivo à reciclagem, as taxas de deposição de recicláveis não são as suficientes para atingir e cumprir as metas definidas pela União Europeia, pelo que urge adotar medidas que conduzam à diminuição dos depósitos em aterro e consequente aumento da eficiência na gestão de resíduos, conforme diretivas comunitárias impostas», lê-se na nota do Município.

Assim, na zona piloto identificada, foram já disponibilizados aos morados um conjunto de pequenos contentores adaptados às residências, que servem para  recolher, seletivamente, biorresíduos, resíduos indiferenciados (lixo), resíduos multimateriais (plástico/metal, papel/cartão e vidro) e fraldas.

A recolha passa a ser efetuada porta-a-porta de acordo com um calendário de recolha pré-definido.

O projeto integra a campanha “Silves a Separar da Serra ao Mar” e complementa os projetos já existentes de recolha seletiva de biorresíduos a cafés, restaurantes e similares, e tratamento de biorresíduos na origem como é o caso da compostagem doméstica e comunitária.

A recolha decorre às segundas-feiras, entre as 20h00 e as 02h00, para biorresíduos e fraldas, às terças, no mesmo horário, para indiferenciado e fraldas, às quintas para cartão e fraldas e às sextas para biorresíduos e fraldas.

No sábado, entre as 13h00 e as 19h00, é a vez da recolha de vidro e fraldas.

 



Comentários

pub