Silves atribui prémio literário João de Deus a livro de Nuno Matos Valente

Cerimónia de entrega do prémio está marcada para Março

O livro “O Segredo da Lagoa Escura”, de Nuno Matos Valente, venceu a 2ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), uma iniciativa promovida pelo Município de Silves e pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo “Terras do Arade”, dedicada à literatura infantil e juvenil.

Nuno Matos Valente receberá um prémio de dez mil euros, que será entregue numa cerimónia marcada para 8 de Março,  a realizar no âmbito das comemorações do 194º aniversário do poeta e pedagogo, em São Bartolomeu de Messines, terra Natal de João de Deus.

Do percurso literário do vencedor do prémio, a Câmara de Silves destaca o seu envolvimento na criação de manuais escolares, desde 2009, a publicação da coleção juvenil «A Ordem do Poço do Inferno» (de 2012 a 2016) e o livro infantil “Os Guardiões do Planeta” (2020), ambos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

Escreveu, ainda, o “Bestiário Tradicional Português – As Criaturas Fantásticas do Imaginário Popular” (2016) e, em 2019, foi-lhe atribuída uma Bolsa de Criação Literária pela Direção Geral dos Arquivos, dos Livros e das Bibliotecas (DGLAB – Ministério da Cultura), da qual resultou a obra agora premiada.

Este romance, editado em Maio de 2023 pela Bertrand Editora, foi «construído a partir de uma lenda que apontava para uma provável ligação da Lagoa Escura da Serra da Estrela com a costa ocidental portuguesa», segundo a Câmara de Silves.

O autor, «baseado em acontecimentos do século XIX e personagens reais da História de Portugal, recupera o imaginário fantástico da época e faz o retrato de um final de século onde “a possibilidade de descoberta era ilimitada e a fronteira do desconhecido ficava, tantas vezes, ainda ao pé da porta”».

A obra de Nuno Matos Valente foi uma das 104 obras candidatas a este prémio e uma das cinco finalistas, em conjunto com os livros “Chegou o Dia”, de Maria João Viegas; “O Avô Minguante”, de Daniela Leitão; “Carta aos Líderes do Mundo”, de Maria Inês de Almeida; e “O Duelo” de Inês Viegas de Oliveira.

Ao eleger a obra “O Segredo da Lagoa Escura”, de Nuno Matos Valente, como a grande vencedora deste prémio, o júri considerou que «o autor pesquisou e recolheu dados em numerosas fontes (registadas na bibliografia consultada) no sentido de uma coerência textual indutora de dúvidas que alimentassem o trabalho de receção».

«A leitura de notícias e artigos da segunda metade do século XIX sustenta a criação imaginária de uma expedição científica para recolher provas de uma eventual ligação da lagoa ao mar da costa ocidental portuguesa; o potencial de mistério, que desafia a lógica racional e o espírito científico, conduz a uma sábia gestão da expetativa do leitor. Constata-se a construção de uma lógica interna que alimenta um texto vivo, coerente e desafiador. A qualidade literária do discurso mantém-se ao longo da narrativa, desafiando-nos e alimentando a pergunta – “E se fosse verdade?”. Em suma, a originalidade do tema e a qualidade literária do texto justificam a escolha desta obra, por unanimidade do júri, para a atribuição do Prémio Nacional Literário João de Deus», acrescentou o júri.

O Prémio Nacional Literário João de Deus «pretende impulsionar e reconhecer os escritores que tenham desenvolvido a sua carreira literária no âmbito do livro para crianças e jovens».

O júri do prémio foi constituído por: Luísa Ducla Soares (uma das mais relevantes escritoras portuguesas na área da Literatura Infantil); Ana Maria Magalhães (escritora de livros infanto-juvenis há mais de 30 anos, entre os quais a coleção Uma Aventura); e Rui Marques Veloso (antigo professor adjunto da Escola Superior de Educação de Coimbra, investigador no domínio da Literatura Infantil e fundador da Associação para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil).

O Prémio Nacional Literário João de Deus é uma iniciativa, bianual, «que pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines (cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura regional e nacional), e, simultaneamente, fomentar e incentivar a produção e a criação literária em língua portuguesa, premiando, em cada edição, e de forma alternada, diversas categorias literárias».

Na sua 1ª edição, realizada em 2021, dedicada ao género Poesia, foi vencedora a obra “Frentes de Fogo”, de A.M. Pires Cabral. A 3.ª edição do PNLJD será lançada em março de 2025.

 

Sinopse da obra “o segredo da lagoa escura”

«Em Agosto de 1881, partia da Gare de Santa Apolónia de Lisboa uma expedição inspirada pelas grandes incursões dos exploradores portugueses Serpa Pinto, Roberto Ivens e Brito Capelo ao coração africano.

Lideradas pelo próprio Capelo e pelo médico Sousa Martins, vinte e três carruagens carregadas de homens e material científico partiam à descoberta de cumes inóspitos e neves perpétuas, de lendas de marés e naufrágios em lugares longe do mar, guiados, sem saberem, pela história da baleia mais famosa do mundo.

Nesta história, baseada em acontecimentos e personagens reais da História de Portugal, o autor recupera o imaginário fantástico da época e faz o retrato de um final de século onde a possibilidade de descoberta era ilimitada e a fronteira do desconhecido ficava, tantas vezes, ainda ao pé da porta».

 

 



Comentários

pub