Secretário de Estado inaugurou novo radar meteorológico «de 1ª liga» em Loulé

O IPMA, com este radar, conseguirá dar a informação que é diariamente solicitada, sem ter qualquer tipo de limitações tecnológicas

José Maria Costa, secretário de Estado do Mar, inaugurou esta quarta-feira, 10 de Janeiro, um novo radar meteorológico de polarização dupla, na localidade dos Cavalos (Ameixial), à beira da EN2, no interior do concelho de Loulé. Com este equipamento, o país já está «na 1ª Liga da monitorização atmosférica da Europa». 

O radar, com vários metros de altura e 8 pisos, vem substituir o anterior que se encontrava obsoleto.

Esta aposta na modernização das infraestruturas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) «vai permitir disponibilizar dados mais fiáveis, com mais do dobro da qualidade, da resolução e da velocidade da informação do que até aqui o instituto conseguia disponibilizar à sociedade», diz a Câmara de Loulé.

O equipamento é de dupla polarização, uma nova tecnologia que possibilita ter uma noção mais clara do tipo de humidade que há na atmosfera e a probabilidade de neve, granizo ou outros fenómenos extremos.

«Entrámos na 1ª Liga da monitorização atmosférica da Europa. Estávamos a caminho e agora estamos lá!», garantiu Telmo Carvalho, representante da direção do IPMA.

Com o novo equipamento, que tem um raio de ação de 300 quilómetros, o «IPMA passa a estar melhor preparado para dar a informação que é diariamente solicitada, sem ter qualquer tipo de limitações tecnológicas, como acontecia até aqui».

Apesar de tudo, Telmo Carvalho notou que o Instituto tem divulgado estas informações «de forma oportuna e atempada», recordando «a boa colaboração» que se tem verificado nos últimos anos com a proteção civil, no que respeita aos avisos meteorológicos.

A população e o setor agroflorestal são os que vão beneficiar com este equipamento e também com o “supercomputador” instalado na sede do IPMA que recebe os dados destes radares e das estações meteorológicas, possibilitando, a partir de agora, processar rapidamente a informação e a um nível muito mais específico.

«Estávamos a dar informação ao nível distrital e conseguimos agora dar informação num raio de 2,5 kms, o que muda completamente a importância desta informação para a agricultura e para a gestão florestal», explicou ainda o responsável do instituto.

Os dois radares, que já estão em funcionamento (o outro é em Coruche), significaram um investimento de 2,8 milhões de euros. Foi realizada ainda uma aposta em novas estações meteorológicas no país, que totalizaram «mais umas dezenas de milhares de euros».

Para o secretário de Estado José Maria Costa, tanto o radar de Loulé como o de Coruche constituem equipamentos que vão permitir «ter mais capacidade, mais resolução, mais músculo e mais informação mais qualificada».

«Este investimento do IPMA é uma coisa que a nós, louletanos, só nos pode deixar felizes», disse Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé

Além deste radar, a Câmara Municipal de Loulé tem a seu cargo cinco estações meteorológicas: Vale Maria Dias, Alte, Loulé (uma no Serviço de Proteção Civil e outra no Quartel dos Bombeiros Municipais) e em Quarteira. Esta rede será densificada com mais dois equipamentos que serão instalados no âmbito do programa de digitalização do interior.

«Estamos aqui para colaborar e também para ir conhecendo, cada vez mais esta realidade que é recolher os dados, saber o que é que está a acontecer, prever porque quem prevê evita danos, humanos e ambientais», concluiu o autarca louletano.

 



Comentários

pub