Morreu José Veloso, o arquiteto que deu um bairro aos “índios” da Meia Praia

Aos 93 anos

José Veloso, o arquiteto lacobrigense responsável pelo projeto do Bairro da Meia Praia, morreu esta sexta-feira, dia 19, aos 93 anos.

Nascido em Lagos a 9 de Junho de 1930, José Veloso foi um dos arquitetos que trabalhou para o Fundo de Fomento da Habitação, como coordenador de equipas de projeto do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), entre 1974 e 1976.

Era o último dos arquitetos modernistas algarvios, a par de Manuel Gomes da Costa, Vicente de Castro e Manuel Laginha.

Entre os projetos que coordenou e idealizou, destaca-se o da construção do Bairro da Meia Praia, em Lagos, imortalizado por Zeca Afonso na sua música “Índios da Meia Praia” e por António Cunha Telles numa longa metragem com o mesmo nome.

Esta obra documenta o processo de participação popular levado a cabo nessa comunidade piscatória.

José Veloso, que chegou a ser candidato da CDU à Assembleia da República, pelo círculo do Algarve, participou noutras das cerca de duas dezenas de operações SAAL, no Algarve, que, no pós-25 de Abril, permitiram dar uma casa condigna a milhares de algarvios, entre as quais a do bairro da Associação Progresso, em Silves.

O legado deixado no Algarve pelo programa estatal de construção habitacional criado por despacho no pós-25 de Abril, muito assente na auto-construção, foi recentemente imortalizado em livro.

Outro dos seus projetos emblemáticos é a estalagem Abrigo da Montanha, na serra de Monchique.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub