Escola de Moncarapacho celebrou o seu patrono Dr. António João Eusébio

Foi empresário de nomeada, fundador do grupo Sumol

O aniversário do nascimento do Dr. António João Eusébio, moncarapachense e criador da marca Sumol, na escola que ostenta o seu nome, decorreu esta quarta-feira, dia 10 de Janeiro.

O Dia do Patrono contou com a presença dos seus dois filhos, tendo ainda o programa integrado a entrega dos prémios de mérito e excelência.

António João Eusébio nasceu em Moncarapacho, a 10 de Janeiro de 1915. Licenciou-se em Diplomática Consular e Aduaneira e em Finanças e Administração Comercial e foi professor do Ensino Técnico em Évora e em Lisboa.

Mais tarde, integra o quadro da inspeção-geral de Finanças, e torna-se um dos maiores empresários nacionais do seu ramo, no século XX, destacando-se a criação do Grupo Sumol que era, segundo o próprio, “a junção de duas coisas que há na minha terra, Sumo (das laranjas do Algarve) e Sol”.

Distinguido como empresário, nunca descurou duas vertentes de importância vital: a cultura e a ação social. Considerado uma personalidade de sólida cultura geral, mantendo uma clara preferência por elementos de carácter técnico e científico relacionados com a alimentação, engenharia, gestão industrial, marketing, demonstrou também um elevado interesse pela música (popular e clássica), literatura e poesia.

Faleceu em 2000, perpetuando o seu nome na Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico de Moncarapacho.

 



Comentários

pub