CCDR Algarve marca presença em conferência inspirada na Convenção de Faro

Encontro internacional vai decorrer no Porto

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve vai estar presente na primeira edição da Faro Convention International Conference (FCIC24), que começa hoje e decorre até 2 de Fevereiro, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

A conferência é dedicada aos «processos participativos na gestão do património cultural, elemento fulcral da Convenção-Quadro sobre o Valor do Património Cultural para a Sociedade (Convenção de Faro), adotada pelo Conselho da Europa em 2005».

A CCDR Algarve será representada neste encontro pelo arqueólogo Frederico Tátá Regala, diretor da Unidade de Cultura, criada recentemente, na sequência da integração da ex-Direção Regional de Cultura do Algarve na sua nova estrutura orgânica.

Assinada a 27 de outubro de 2005, «a Convenção de Faro apela ao reforço das políticas públicas na área da cultura, para além da dicotomia tradicional do “património/museus” e das “indústrias culturais/produção artística”, e da criação de parcerias entre o Estado e a Sociedade Civil para a ação sobre o património cultural, envolvendo as atividades educativas, a comunidade científica e os artistas», segundo a CCDR Algarve.

A conferência é organizada pela Cátedra UNESCO Heritage and the Reshaping of Urban Conservation for Sustainability, tutelada por Ana Pereira Roders e sediada na Universidade de Tecnologia de Delft (TUDelft), dos Países Baixos, em parceria com a Cátedra UNESCO Heritage, Cities and Landscapes. Sustainable Management, Conservation, Planning and Design, tutelada por Teresa Cunha Ferreira e sediada na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

 

 



Comentários

pub