Barras de Alvor e Lagos estão fechadas a toda a navegação

IPMA colocou costa algarvia sob Aviso Amarelo

As barras de Alvor e Lagos, na costa sul algarvia, estão hoje fechadas a toda a navegação, devido à forte agitação marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Faro sob aviso amarelo devido à previsão de ondas de sudeste com dois a 2,5 metros, pelo menos até às 18h00 de hoje.

Estas são duas das seis barras marítimas que estão fechadas à navegação no Continente e Açores, enquanto três estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (ANM), estão também fechadas as barras do Portinho da Ericeira, no centro do país, assim como as barras de Santa Cruz das Flores, das Lajes das Flores e de Porto da Casa, na ilha do Corvo, nos Açores.

Já as barras de Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão condicionadas: Em Esposende, a barra está limitada a embarcações de calado superior a 0,3 metros e apenas entre três horas antes e até três horas após a preia-mar, enquanto em Vila do Conde as embarcações com calado superior a dois metros apenas podem praticar a barra entre duas horas antes e duas horas após a preia–mar.

Na Póvoa de Varzim, as embarcações de calado superior a dois metros devem praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar, sendo que a ANM aconselha “especial cuidado” devido ao estado de assoreamento da barra.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub