Aljezur instala 1500 contadores ultrassónicos para evitar perdas de água

Medidas têm vindo a ser tomadas pela autarquia desde 2022

O Município de Aljezur vai investir em pontos de medição e controlo e instalar 1500 contadores ultrassónicos para evitar as perdas de água e melhorar a eficiência hídrica. 

A instalação destes contadores faz parte de um conjunto de medidas para contenção de consumo, controle e eficiência sobre a gestão da água aprovadas pela autarquia em reunião de Câmara de 17 de Fevereiro de 2022.

Foram tomadas «medidas de redução de consumo em edifícios públicos, diminuição da rega e em alguns casos fecharam-se sistemas de rega em alguns espaços verdes, entre outras ações», refere a autarquia.

O Município de Aljustrel acrescenta ainda que estão a ser realizados «avultados investimentos» na rede de depósitos de água Chaparral, Carrapateira, Barreiras Vermelhas e Vale da Telha, e executadas ações de instalação de 16 pontos de controle e medição, na rede de abastecimento publico.

Além disso, está em curso e já adjudicada a empreitada de aquisição e instalação de 1500 contadores inteligentes, contadores com telemetria integrada para a monitorização e controlo de perdas de água, a serem instalados na zona do Vale da Telha e outros locais, «que permitirão maior eficiência e eficácia na gestão da água da rede pública».

Estes investimentos foram apoiados pelo Fundo Ambiental e realizados com verbas próprias da autarquia.

 



Comentários

pub