Algarvio Rui Cristina (ex-PSD) vai mesmo ser cabeça de lista do Chega por Évora

Rui Cristina chegou a ser anunciado como o quinto candidato na lista do PSD pelo Algarve

O deputado algarvio Rui Cristina, que anunciou na segunda-feira, 22 de Janeiro, a sua desvinculação do PSD e passagem à condição de independente no parlamento, vai mesmo ser o cabeça de lista do Chega por Évora, indicou à Lusa fonte oficial daquele partido.

Na segunda-feira, o deputado Rui Cristina anunciou a saída do PSD, alegando que a liderança de Luís Montenegro só está preocupada com «ajustes de contas internos».

Na sequência deste anúncio, vários órgãos de comunicação social noticiaram que seria candidato pelo Chega, mas em declarações à Lusa Rui Cristina, militante do PSD durante mais de 20 anos, respondeu apenas que «o futuro exige ponderação e reflexão».

Hoje, o partido liderado por André Ventura confirmou também que o ex-secretário de Estado de Durão Barroso Henrique de Freitas será o primeiro nome da lista de candidatos a deputados por Portalegre.

De acordo com informação transmitida à Lusa por fonte oficial do Chega, o partido mantém os cabeças de lista por Aveiro, o deputado Jorge Galveias, por Leiria, o deputado Gabriel Mithá Ribeiro, por Bragança, José Pires, por Castelo Branco, João Ribeiro, por Vila Real, Manuela Tender, e pela Europa, José Dias Fernandes.

No círculo de Beja há uma mudança e a cabeça de lista será Diva Ribeiro.

André Ventura também já tinha indicado os cabeças de lista pela Madeira (Francisco Gomes, ex-PSD), pelos Açores (Miguel Arruda), pela Guarda (Nuno Simões de Melo, ex-dirigente da IL), pelo círculo Fora da Europa, António Maló de Abreu (ex-PSD), por Viana do Castelo, Eduardo Teixeira (ex-PSD), por Coimbra, António Pinto Pereira (ex-PSD) e por Viseu, João Tilly (primeiro eleito ao Conselho Nacional).

Já tinha sido também anunciado que o líder do partido André Ventura será o cabeça de lista por Lisboa, e os deputados Rita Matias por Setúbal, Pedro Frazão por Santarém, Rui Afonso pelo Porto, Filipe Melo por Braga e o líder parlamentar, Pedro Pinto, por Faro.

Rui Cristina chegou a ser anunciado como o quinto candidato na lista do PSD pelo distrito de Faro às legislativas antecipadas de 10 de Março, encabeçada pelo vice-presidente social-democrata Miguel Pinto Luz, depois de ter sido o número dois nas eleições de 2022.

O deputado foi o segundo parlamentar do PSD a deixar o partido nas últimas semanas, depois de António Maló de Abreu, que também foi confirmado como candidato do Chega pelo círculo fora da Europa, após anteriormente ter recusado essa possibilidade.

 



Comentários

pub