Algarve2030 tem 5 milhões para apoiar micro e pequenas empresas

Neste aviso, não são enquadráveis atividades incluídas no setor de turismo

Já abriu o aviso de concurso, do programa regional Algarve2030, que tem cinco milhões de euros para apoiar micro e pequenas empresas da região a investir na diversificação económica e inovação e modernização.

São suscetíveis de apoio as operações que promovam a diversificação da base produtiva regional, relacionadas com a criação, expansão ou modernização das empresas.

Considera-se que as operações contribuem para a diversificação da base produtiva quando contribuem para o desenvolvimento de atividades do setor da indústria, ou para a dinamização dos domínios da estratégia regional (Economia do Mar, Recursos Endógenos Terrestres, Digitalização e TIC e Sustentabilidade ambiental).

Neste aviso, não são enquadráveis atividades incluídas no setor de turismo.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, este aviso «permite enquadrar investimentos como aquisição de máquinas e equipamento, obras de remodelação e outras construções, desde que devidamente justificados pelo objetivo da operação, consultoria, entre outros».

Com uma dotação de fundos europeus de cinco milhões de euros, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a taxa máxima de financiamento é de 60% das despesas elegíveis.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), conforme destaque sobre o tema “Empresas em Portugal” publicado no dia 15 de Dezembro, o número de empresas registadas em 2022 no Algarve (87,4 mil) foi o mais elevado desde 2008, contabilizando-se mais 10.093 empresas do que no ano anterior.

As microempresas dominam o universo empresarial da região, mantendo a sua representatividade em torno dos 96,7%, sendo que quase 70% das empresas regionais são individuais, estrutura muito próxima da que se observava em 2008, verificando-se um crescimento de 17% relativamente a 2021.

O número de empresas com 10 ou mais pessoas remuneradas (2.761) aumentou 12% em termos homólogos, correspondendo a 3,2% do total de empresas algarvias, sublinhando-se que entre estas, as de elevado crescimento (246) e as “gazela” (37) representam agora 8,9% e 1,34%, respetivamente.

O pessoal ao serviço nas empresas da região, cerca de 205 mil indivíduos, aumentou 13,7% por comparação com 2021.

 



Comentários

pub