Rita Tavares tomou posse como presidente da AAUAlg com habitação e transportes na mente

A cerimónia de tomada de posse ficou marcada pela entrega de 52 bolsas de estudo, de 697 euros, no âmbito do projeto “Bolsas AAUAlg+”

«Ainda há muita coisa» que afeta os estudantes e é com essa premissa na mente que Rita Tavares tomou posse na semana passada, como presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg). Habitação, transportes, proximidade e estabilidade são as grandes bandeiras. 

Em declarações ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve (RUA) FM, minutos antes de tomar posse, Rita Tavares falou de algumas dessas prioridades.

A nível da habitação, em Janeiro será lançado o crowdfunding, aberto a empresas, para a construção de uma residência, em Portimão, onde haverá um novo campus.

«Já aprovámos, em Assembleia Magna, a cativação de 150 mil euros para a construção da residência. Propomos, em Portimão, devido ao facto de olharmos para o futuro e vermos que será construído um novo campus», explicou.

Além disto, a Associação Académica vai «pugnar, junto da reitoria e dos Serviços de Ação Social, para perceber as condições das residências universitárias».

«Algumas, estão a ter obras, mas, noutras, não haverá. Queremos ver quais serão também as necessidades dessas», garantiu Rita Tavares.

Em relação aos transportes públicos, uma das grandes lacunas identificadas pelos estudantes, a presidente da Associação Académica da UAlg explicou que é necessário «continuar a trabalhar com os municípios».

«Só juntos é que conseguimos chegar a algum lado e conseguirmos proporcionar novas soluções. Sabemos que há o projeto do Metrobus e vamos acompanhá-lo, junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, sem esquecer de pugnar junto dos municípios, até devido à questão dos horários», disse Rita Tavares.

 

 

 

 

A cerimónia de tomada de posse ficou marcada pela entrega de 52 bolsas de estudo, de 697 euros, no âmbito do projeto “Bolsas AAUAlg+”.

Destas 52, as Câmaras de Faro e de Lagoa comparticiparam 10, cada uma. Já o Well Vale do Lobo comparticipou 5. As restantes 27 foram liquidadas pela AAUAlg.

Segundo Rita Tavares, este projeto é para continuar… e até para expandir.

«Este ano, atribuímos 52, mas continuaremos a alargar as bolsas aos mestrados, porque é algo que faz todo o sentido», defendeu a presidente.

Este mandato vai ser ainda marcado «por alguns eventos», como as incontornáveis Semana Académica e Receção ao Caloiro, mas também o regresso da “Noite Azul”.

O ano também será de Eleições Legislativas e Europeias e de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril que, garantiu Rita Tavares, terão «um peso significativo no nosso mandato».

Em Fevereiro, o Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) será em Faro, com todas as associações académicas, a reunirem-se no Algarve para discutir os temas do ensino superior.

A tomada de posse de Rita Tavares contou com as presenças de Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, Custódio Moreno, diretor regional do Instituto do Desporto e da Juventude, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, bem como de vários professores e diretores de curso da UAlg.

Para a Mesa da Assembleia Magna, tomou posse Paula Silva, estudante do mestrado em Contabilidade, e, para o Conselho Fiscal da AAUAlg, Mariana Pacheco, estudante de Gestão.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub