Portimão homenageia 707 atletas e treinadores na Gala do Desporto

No âmbito das comemorações do Dia da Cidade

A Câmara de Portimão homenageou 707 atletas e treinadores que se destacaram em diferentes modalidades na época desportiva de 2022/23, na Gala do Desporto que decorreu na sexta-feira, dia 8, no Portimão Arena, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade.

Os agentes desportivos homenageados representam 30 clubes, quatro agrupamentos escolares e três universidades, e são praticantes de 40 modalidades.

Com o Prémio Grau Ouro, foram homenageados 34 atletas e 13 treinadores, 201 atletas e 26 treinadores receberam o Prémio Grau Prata e o Prémio Grau Bronze foi atribuído a 406 atletas e 27 treinadores.

O Município de Portimão também homenageou com o Prémio de Mérito Desportivo a Federação de Ginástica de Portugal, pelos 30 anos do Torneio Internacional de Portimão e pelo «enorme contributo para o desenvolvimento desportivo e social da modalidade no concelho e na região».

«Ainda com o Prémio de Mérito, foi homenageada a Associação Jogos de Quelfes Portugal, pelos 15 anos dos Jogos de Quelfes e em reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol do desporto para todos, sem esquecer a capacidade mobilizadora da comunidade educativa e desportiva, a disseminação dos valores do olimpismo e a ética desportiva, tendo a distinção sido entregue a Jorge Costa, presidente da entidade, e a Gustavo Marcos, representante dos Jogos de Quelfes», segundo a Câmara de Portimão.

O Portimonense Sporting Clube foi distinguido com o Prémio Igualdade, «pelas boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, em modalidades desportivas federadas, com uma equipa totalmente feminina a competir num Campeonato Distrital de Infantis, cabendo a João Santos, diretor do clube, receber o galardão».

Ao longo da cerimónia houve vários momentos de animação a cargo das escolas de dança do concelho Associação Dança Mais, da responsabilidade de Joana Wirachman, e Escola Municipal de Dança, com o grupo de Dança Contemporânea, orientado por Rita Lopes.

 

 

O Prémio Mérito é atribuído a entidades ou individualidades que, de forma relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento e mérito desportivo do concelho e/ou do desporto em geral.

Já o Prémio Igualdade é atribuído por proposta do Município de Portimão a agentes promotores de atividades e/ou competições desportivas que, de forma significativa, tenham contribuído para o reforço da igualdade de género no desporto ao longo de cada época desportiva.

Quanto ao Prémio Grau Bronze, é entregue a atletas representantes de clubes, universidades ou agrupamentos de escolas do concelho, e a atletas naturais ou residentes do município que representando entidades de fora do concelho, que se classificaram no primeiro lugar de campeonatos e taças regionais/distritais oficiais federativas ou do desporto escolar.

O Prémio Grau Prata destina-se a atletas representantes de clubes, universidades ou agrupamentos de escolas do concelho, e a atletas naturais ou residentes do município que representando entidades de fora do concelho, que se classificaram nos três primeiros lugares de campeonatos e taças nacionais oficiais federativas ou do desporto escolar.

Por fim, o Prémio Grau Ouro é atribuído a atletas naturais ou residentes no concelho classificados entre os dez primeiros lugares de campeonatos e taças da Europa e do Mundo, obtidos em competições oficiais federativas ou do desporto escolar.

 

 

 



Comentários

pub