Parceiros brasileiros do projeto InovaJuntos visitaram o Algarve

A visita incluiu iniciativas de intercâmbio de conhecimento e cooperação

Representantes de 15 cidades brasileiras e de outros países da América Latina estiveram no Algarve, até esta quarta-feira, 13 de Dezembro, no âmbito do projeto “InovaJuntos”. 

A visita incluiu iniciativas de intercâmbio de conhecimento e cooperação, através de visitas técnicas. Os participantes dividiram-se em cinco roteiros temáticos, tendo a AMAL, como parceira do InovaJuntos, acompanhado as entidades convidadas no âmbito do roteiro sobre o tema das Compras Partilhadas e Consórcios/Municípios.

Neste contexto, foi dada a conhecer a Central de Compras da Comunidade Intermunicipal do Algarve, numa sessão que decorreu na AMAL, em formato presencial e online, e que contou com a participação de políticos e quadros técnicos com atribuições na área das compras públicas, quer de entidades portuguesas (nomeadamente dos municípios do Algarve e da AMAL), quer dos parceiros brasileiros nesta temática (APIS e CISGA).

Foi, de resto, assinado um Termo de Cooperação Técnica e Institucional entre a AMAL e as entidades brasileiras APIS (Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu) e CISGA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha), no domínio das compras partilhadas.

Esta missão de cooperação internacional acontece num total de sete cidades portuguesas (Faro, Olhão, Coimbra, Guimarães, Oeiras, Valongo e Cascais) e termina esta sexta-feira, 15 de Dezembro, em Oeiras e em que serão apresentados os resultados da missão.

O InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade visa responder à necessidade de fortalecimento da capacidade das autoridades locais para a implementação de políticas públicas inovadoras e sustentáveis no Brasil, em Portugal e em países da América Latina, promovendo um ambiente de colaboração a partir do intercâmbio de know-how e da partilha de soluções locais sobre os grandes desafios que afetam a qualidade de vida das populações contemporâneas. Reunindo experiências do Brasil e de Portugal, o projeto amplia o alcance das ações e fortalece a integração regional, para além de reforçar o diálogo entre os países.

Sob a coordenação da Confederação Nacional de Municípios (Brasil) e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), o projeto decorre até ao final de 2024 e conta com o co-financiamento da União Europeia, através do “External Action Support Program”.

 



Comentários

pub