Loulé investe 4 milhões para levar saneamento básico a Vale Telheiro

A empreitada de Vale do Telheiro terá a duração de dois anos

A localidade de Vale Telheiro, na freguesia de S. Sebastião, em Loulé vai receber nos próximos dois anos uma obra que permitirá levar água e esgotos à população, um investimento de 4 milhões de euros da autarquia. 

O auto de consignação dos trabalhos de saneamento básico foi assinado entre o Município de Loulé e o empreiteiro, a Lusosicó-Construções, S.A..

Ao mesmo tempo estão em curso obras de saneamento no Cerro do Galo e nas Pereiras, ambas na freguesia de Almancil, mas, de acordo com a Câmara, o caso do Vale Telheiro é de maior dimensão com a rede de extensão de 20 quilómetros, que irá servir 200 habitações, um total de 800 moradores.

«É muito trabalho, muita gente envolvida, muito dinheiro investido, mas esta é a única maneira possível de exercer funções autárquicas: trabalhando todos os dias e servindo as pessoas», referiu Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

A área de intervenção localiza-se numa zona de habitação dispersa, com reservatórios ou captações próprias de água. Esta obra terá a duração de dois anos e consiste no prolongamento da rede existente apoiada pela construção de um reservatório novo na zona do Poço Geraldo, tal como uma estação elevatória de adução, que garante o fornecimento de água potável e de qualidade às populações residentes na área, durante todo o ano.

No que concerne à drenagem de águas residuais domésticas, estas serão conduzidas de forma gravítica, o que evita a necessidade de consumo de energia elétrica. As águas residuais irão ser ligadas à rede existente de modo a seguirem para o seu devido tratamento.

Analídio Ponte, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, considerou que este momento corresponde ao «lançamento da primeira fase do último ciclo que é dotar a freguesia com saneamento básico».

O autarca aponta para outros investimentos futuros nesta freguesia, confirmados no mesmo dia por Vítor Aleixo, nomeadamente no Sobradinho, Alfeição e Momprolé, cujos trabalhos de saneamento básico arrancarão no início do próximo ano.

A Câmara Municipal de Loulé aguarda a cedência dos direitos de passagem por parte de particulares para que seja possível levar por diante a obra tão aguardada na EN125. Já na Soalheira, está em curso um investimento das Águas do Algarve que vai permitir o abastecimento «em quantidade e qualidade».

O empreiteiro garantiu que «o bom senso irá imperar» e tudo fará para minimizar o impacto dos trabalhos junto da população, visto que as obras de saneamento causam sempre alguns incómodos.

 

 



Comentários

pub