Investigadora da UAlg vê aprovado projeto de investigação na área da obesidade

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 13 de Dezembro, na Ordem dos Médicos, em Lisboa

Ana Luísa Coelho, investigadora do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI) e docente da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, acaba de ver aprovado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) o projeto “Identification of biomarkers and Predictive factors for Personalized metabolic surgery for the Treatment of Obesity -IMPPACTO)”, com um financiamento de cerca de 26 mil euros.

O IMPPACTO, submetido em parceria entre o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e o Algarve Biomedical Center (ABC), centra-se na obesidade e no seu tratamento cirúrgico, bem como na sarcopenia, uma condição que se caracteriza por uma perda de massa e força muscular e pode coexistir com a obesidade.

Este projeto de três anos visa identificar novos biomarcadores relacionados com os resultados específicos do procedimento cirúrgico, que serão estabelecidos como indicadores de sucesso. O objetivo final é avançar para um tratamento da obesidade mais personalizado, adaptado a cada indivíduo.

A investigadora da Universidade do Algarve surge como co-investigadora responsável neste projeto agora premiado pela AICIB, com o apoio da conta solidária “Todos Por Quem Cuida” (TPQC), destacando trabalhos de investigação relevantes na área do envelhecimento.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 13 de Dezembro, na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

 



Comentários

pub