Expedição Científica 401 ao largo da costa algarvia mostra-se no Centro Ciência Viva do Algarve

Peça central é uma esfera táctil interativa do programa ECORD

A exposição temporária “Missão 401 | Segredos salgados do Mediterrâneo: uma história por desvendar” é inaugurada amanhã, dia 29 de Dezembro no Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro.

A mostra baseia-se na expedição científica 401 do programa ECORD/IODP – European Consortium for Ocean Research Drilling / International Ocean Discovery Programme.

Entender as implicações oceânicas e climáticas do fecho da passagem marítima entre o mar Mediterrâneo e o Atlântico é o principal objetivo da equipa internacional de cientistas a bordo do navio oceanográfico americano Joides Resolution, atualmente a caminho do golfo de Cádiz, para furar ao largo da costa algarvia no âmbito desta Expedição científica 401.

A exposição, pensada com a equipa internacional e concebida de forma a dar a perceber como se estudam eventos que ocorreram há 6 milhões de anos, o que são testemunhos sedimentares, ou ainda como se formou um depósito gigante de sal no Mar Mediterrâneo, tem como peça central uma esfera táctil interativa do próprio programa ECORD.

Embora patente desde 19 de dezembro até 4 de Fevereiro, a inauguração da exposição ir-se-á realizar esta sexta-feira, dia 29 de dezembro, às 16h30.

Consulte o programa mensal do CCV Algarve para mais informação clicando aqui.

 

 



Comentários

pub