CCDR/Algarve saúda Dino d’Santiago pela Medalha de Mérito Cultural

Medalha de Mérito Cultural foi entregue pelo Governo na quarta-feira, 20 de Dezembro

Foto: Diana Quintela

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve saudou o músico algarvio Dino d’ Santiago pela atribuição, esta quarta-feira, 20 de Dezembro, da Medalha de Mérito Cultural, entregue pelo Governo. 

Além da carreira musical, a CCDR salienta, numa nota enviada à imprensa, o facto de Dino d’Santiago dar «voz a vários movimentos que lutam contra a discriminação racial», participando «ativamente em projetos de integração social e promoção da igualdade nas escolas e nas cadeias».

Aliás, a entrega desta distinção decorreu no Estabelecimento Prisional do Linhó, em Sintra, onde participa regularmente na iniciativa De Dentro para Fora, coordenada por Filipe Gameiro Neves, que procura fazer da música um espaço de liberdade no interior da cadeia.

Dino d’Santiago junta esta distinção a uma coleção variada de prémios e galardões conquistados ao longo da sua carreira artística. Ainda antes do Globo de Ouro de 2022 (Categoria Intérprete), já era o artista com mais prémios nos Play – Prémios da Música Portuguesa, prémios anuais cuja primeira edição ocorreu em 2019 (Melhor álbum – Mundu Nóbo, melhor artista solo e prémio da crítica – 2019, Melhor álbum – Kriola, melhor artista masculino e prémio da crítica – 2021, Melhor artista masculino e prémio da crítica– 2022).

Coletivamente, o projeto Nu Soul Family foi premiado com o MTV Europe Music Award para Melhor Artista Português em 2010, tendo também sido nomeado noutras ocasiões pelas suas participações nos Expensive Soul. Em 2020, Dino d’ Santiago voltou a ser nomeado de novo para o mesmo prémio, desta vez com o seu projeto a solo.

 



Comentários

pub