Câmara de Lagoa investe 800 mil euros em iluminação pública com tecnologia LED

Objetivo é tornar o concelho mais sustentável

A Câmara de Lagoa investiu mais de 800 mil euros na substituição de luminárias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos por tecnologia LED, ao longo de 2023, para «reduzir o consumo e assim contribuir para um concelho cada vez mais sustentável, economicamente e ambientalmente».

Ao longo deste ano foram realizadas as intervenções Fase III de Ferragudo, Fase III de Estômbar e a Fase III de Porches, «tendo o território do concelho de Lagoa, com estas intervenções, ficado com mais de 30% coberto por tecnologia LED, permitindo, entre vários benefícios ambientais, aumentar a poupança em iluminação pública», segundo a Câmara.

Estas ações juntam-se a outras feitas pelo município, nos últimos anos.

«Para além da substituição das tradicionais luminárias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos por tecnologia LED, as novas luminárias estão equipadas com um regime de regulação que permite que a iluminação pública diminua durante o período da noite, através da redução da potência, reduzindo, também, o consumo», segundo a autarquia.

«Neste momento já se encontram em concurso público os procedimentos que irão permitir ao Município de Lagoa continuar a investir na requalificação da rede de iluminação pública, durante o ano de 2024, estando previsto um investimento de mais de 800 mil euros. Assim, o Município de Lagoa encontra-se preparado para executar a requalificação da rede de iluminação pública em mais três zonas do concelho, denominadas por Ferragudo Fase IV, Estômbar Fase IV e Lagoa Fase V», acrescentou.

O Município de Lagoa salienta que «se encontra alinhado com a estratégica de implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), nomeadamente com o 7º e o 12º ODS que propõem “Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos”, bem como “Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis”».

«Este é um investimento fundamental para contribuirmos para um planeta cada vez mais sustentável. Sabemos que é um investimento com pouca visibilidade, mas é de extrema importância. Só iremos ficar satisfeitos quando o concelho estiver totalmente coberto com tecnologia amiga do ambiente», afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

 

 



Comentários

pub