Câmara de Faro já tem edifício para instalar o futuro Museu da Imprensa

Edifício foi cedido por 25 anos à Câmara de Faro pela Diocese do Algarve

A Diocese do Algarve vai ceder gratuitamente o espaço da antiga Tipografia União, na Vila-Adentro de Faro, à Câmara farense, para que esta ali instale o futuro Museu da Imprensa de Faro.

Esta cedência gratuita, que foi formalmente aceite pelo município farense na última reunião de Câmara, será por um período de 25 anos e refere-se ao direito de superfície de um prédio urbano «composto por edifício de três pavimentos, destinados a serviços, situado na Vila-Adentro de Faro, com uma área de 781,80 metros quadrados, segundo a autarquia.

Como contrapartida da cessão gratuita do edifício, «a autarquia ficará responsável por reabilitar o imóvel, com vista à instalação do Museu da Imprensa e à preservação de todo o acervo patrimonial a integrar na coleção».

«É intenção da autarquia associar este espaço expositivo centrado nas leituras da memória da imprensa na região à rede museológica municipal, ficando a responsabilidade da gestão e do seu funcionamento à guarda da autarquia e do Museu Municipal de Faro», acrescentou a Câmara.

Antes, em 2020, já tinha sido assinado outro protocolo, que deu início a todo o processo.

No dia da cidade, celebrado a 7 de Setembro, o Município de Faro e a Diocese do Algarve assinaram o protocolo «que prevê a instalação desta estrutura expositiva no antigo espaço da Tipografia União, com caráter permanente, que assegurará a salvaguarda, valorização e divulgação do património gráfico resultante da oficina Tipografia União, dando a conhecer, simultaneamente, o facto de ter sido Faro a cidade-berço da imprensa em Portugal, com a impressão do livro Pentateuco, em língua hebraica, a 30 de Junho de 1487».

A autarquia lembra que o estudo para a criação do museu foi adjudicado à Universidade do Algarve, «já tendo sido feita a recolha e inventariação do espólio documental e industrial e posterior programa expositivo preliminar com definição de conteúdos e sugestão de peças, uma proposta de espaços e funcionalidades, orçamentos e recursos».

A autarquia avançou ainda com o diagnóstico do estado do edifício e proposta de intervenção, inventário do espólio e a organização da documentação da Folha de Domingo.

O Município de Faro estará também envolvido na realização dos trabalhos associados e integrados no projeto “Print Culture Lab: heritage and development, an integrated perspective”, assim como na produção de edições, infraestruturas digitais, materiais audiovisuais, programas multimédia, exposições temáticas e promoção de iniciativas.

Este projeto interdisciplinar e interinstitucional de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e ação cultural está em harmonia com a Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente do Algarve (2014-2020), com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, bem como o que foi definido na Convenção Quadro do Conselho da Europa relativa ao valor do património cultural para a sociedade (2005) e na Convenção para o Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO (1972).

Simultaneamente, este projeto permitirá também que Faro venha a dispor de mais um espaço cultural de grande relevância, propiciador do aumento da atratividade do território.

 

 



Comentários

pub