ANP|WWF avança com o restauro ecológico de mais cinco hectares na serra do Caldeirão

Objetivo é contribuir para a recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade locais, bem como para a conservação da água e dos solos

A ANP|WWF anunciou hoje que vai avançar com o restauro ecológico de mais cinco hectares na serra do Caldeirão, um projeto que conta com o apoio financeiro da DPD e feito em parceria com a Junta de Freguesia de Cachopo. Trata-se do seguimento da sua Iniciativa de Restauro da Paisagem daquela zona serrana.

O objetivo desta intervenção é contribuir para a recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade locais, bem como para a conservação da água e dos solos, complementando assim o trabalho já desenvolvido nos projetos que a ANP|WWF tem empreendido na freguesia.

“No seguimento do Plantar Água e do Plantar Montado, queremos alargar a área de restauro ecológico nesta zona do país e continuar a trabalhar em parceria com as associações, autoridades e comunidades locais para recuperar a floresta e biodiversidade da Serra do Caldeirão”, afirma Afonso do Ó, especialista em Água da ANP|WWF.

Este projeto inclui a erradicação de espécies infestantes e a plantação de alfarrobeiras, azinheiras, zambujeiros e medronheiros recuperando, assim, a envolvente de uma antiga lixeira num terreno próximo da aldeia de Cachopo e do qual a Junta de Freguesia é proprietária.

“Este tipo de projetos são da maior importância para a nossa freguesia, uma vez que é preciso recuperar o potencial produtivo e económico da Serra. Neste caso, o projeto vai contribuir para impedir a deposição ilegal de resíduos na antiga lixeira, e promover a fruição do espaço rural envolvente à povoação de Cachopo, cada vez mais procurada por visitantes em atividades de turismo da natureza”, declara Rafael Ribeiro Dias, presidente da Junta de Freguesia de Cachopo.

Este projeto de restauro conta com o apoio da DPD, empresa de entrega expresso de encomendas: “A política de desenvolvimento sustentável da DPD assenta na redução das emissões carbónicas até ao net zero, e apostando em programas que apoiem a protecção ambiental, possibilitando a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais em estreita colaboração com as comunidades locais. Este apoio à WWF vai claramente neste sentido”, explica Carla Pereira, diretora de Marketing e Comunicação da DPD.

 



Comentários

pub