2023 vai ser ano de recorde de passageiros no Aeroporto de Faro

Outubro foi dos melhores meses do ano, no que toca à quantidade de passageiros transportados de e para o aeroporto algarvio

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

O Aeroporto de Faro vai bater o recorde de passageiros movimentados num ano, em 2023, revelou ao Sul Informação André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA).

Este responsável acredita que, a um mês do final do ano, já terão sido ultrapassados os 9 milhões de passageiros que tinham sido transportados de e para o Aeroporto de Faro em 2019 e não tem dúvidas: «2023 vai ser, claramente, o ano recorde, no que respeita ao movimento de passageiros no aeroporto».

Isto já tinha sido, de resto, antecipado por Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, numa reunião de trabalho promovida pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos turísticos do Algarve, em meados de Novembro.

Nesse dia, este responsável revelou que o ano de 2023 «foi de recuperação total», depois de um 2022 em que houve já uma recuperação em relação aos dois anos anteriores, mas abaixo de 2019.

Mota Borges, que também é membro da Comissão Executiva da RTA, revelou que «Outubro foi dos melhores meses do ano», ao nível do volume de passageiros transportados e adiantou dados que indicam que, desde o início do ano de 2023, o volume de passageiros transportados mensalmente foi sempre acima de 2019, com exceção de Janeiro, que esteve em linha.

De tal forma que, em final de Outubro, já tinham sido largamente ultrapassados os números de 2022 (8,14 milhões de passageiros movimentados, segundo Mota Borges) e a cifra já se aproximava, e muito, do total de 2019.

Numa entrevista ao Sul Informação, André Gomes confirmou que, em Novembro, se ultrapassou essa fasquia dos 9 milhões e que este será o melhor ano de sempre, ao nível de tráfego de passageiros, no Aeroporto de Faro.

 

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

 

Este é apenas um dos indicadores daquele que está a ser «um bom ano turístico».

«Estamos com números, a nível de todos os indicadores, melhores do que no ano passado e, em alguns deles, melhores do que ou em linha com 2019», revelou o presidente do Turismo do Algarve.

Segundo os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística, referentes aos primeiros nove meses do ano (até Setembro), ao nível dos hóspedes, o Algarve está 7,2% acima de 2022 e em linha com 2019, tendo sido registado um total de 4,2 milhões de hóspedes na região.

A taxa de ocupação subiu 4,2% em relação a 2022 e 1,2% quando comparada com 2019.

Já ao nível das dormidas, o número aumentou 5,8% em relação a 2022, mas está 4% abaixo de 2019. Até Setembro, foram contabilizadas no Algarve 16,9 milhões de dormidas.

«Até final do ano, contamos chegar aos 5 milhões de hóspedes e os 20 milhões de dormidas», revelou André Gomes.

Já os indicadores económicos são claramente favoráveis, em 2023.

Nos proveitos, houve um aumento de 11,3% relativo a 2022 e de 27,9% relativo a 2019.

Isto significa que o Algarve está, pela primeira vez, «prestes a ultrapassar a marca dos 1500 milhões de euros anuais ao nível do alojamento turístico».

André Gomes falou ainda num «esbater da sazonalidade», que se nota no movimento no aeroporto, nomeadamente em Outubro, mas também noutros números.

«Nos primeiros cinco meses deste ano, tivemos alguns meses com crescimentos de dois dígitos, ao nível de dormidas e hóspedes, para não falar de proveitos», concluiu o presidente do Turismo do Algarve.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub