167 alunos de Portimão participaram em atividades de sensibilização para as artes

No início do próximo ano, todos os agrupamentos de escolas e as escolas profissionais do concelho de Portimão voltarão a ser convidados a aderir ao projeto

Um total de 167 alunos e formandos do concelho de Portimão participaram, em Outubro e Novembro, nas atividades da associação cultural LAC – Laboratório de Atividades Criativas, sediada em Lagos. 

O objetivo foi sensibilizar os jovens para a relevância do papel da arte na história e para a importância do estímulo à criatividade e combate aos preconceitos e barreiras artísticas.

Esta participação resulta do protocolo de colaboração celebrado em Abril entre o Município de Portimão e o LAC, no âmbito da candidatura da associação algarvia ao Programa de Apoio Sustentado às Artes 2023-2026, no domínio das artes visuais, promovido pela Direção-Geral das Artes.

Na sequência do protocolo estabelecido, foi criado um programa de mediação e desenvolvimento de públicos, dirigido às escolas do concelho de Portimão, que vigorará até 2026, estando contempladas oito atividades por ano (quatro workshops e quatro atividades de práticas artísticas), a realizar no edifício do LAC, localizado em Lagos, incluindo visita às exposições patentes, aos ateliês e estúdios de música, bem como o contacto entre alunos e os artistas em residência.

Neste primeiro ano, aderiram ao projeto os Agrupamentos de Escolas da Bemposta, Eng.º Nuno Mergulhão, Júdice Fialho e Poeta António Aleixo, além da DUAL Qualificação Profissional – Centro de Portimão e da Escola Profissional Gil Eanes, o que possibilitou a participação nas atividades a 167 alunos e formandos, com idades entre os 12 e os 18 anos, acompanhados por 18 professores, sem qualquer tipo de encargo para os intervenientes, visto que este programa de apoio sustentado às artes é cofinanciado pelo Município de Portimão.

No início do próximo ano, todos os agrupamentos de escolas e as escolas profissionais do concelho de Portimão voltarão a ser convidados a aderir ao projeto.

 



Comentários

pub