Uma antropóloga, um museógrafo e um artista conversam sobre Patrimónios (Des)confortáveis em Sagres

Iniciativa da Associação Vicentina, integrada e apoiada pelo programa DiVaM da Direção Regional de Cultura do Algarve

As Primeiras Conversas sobre Patrimónios (Des)confortáveis vão decorrer na sexta-feira, dia 17 de Novembro, entre as 15h00 e as 17h30, no auditório da Fortaleza de Sagres, numa iniciativa da Associação Vicentina.

O evento é integrado e apoiado pelo DiVaM, programa da Direção Regional de Cultura do Algarve, que este ano lançou o desafio à Associação Vicentina para organizar um debate que estimule o pensamento e o conhecimento versando o tema “Patrimónios (des)confortáveis”.

Com estas conversas será possível «trabalhar várias temáticas associadas às questões da (des)colonização patrimonial e as relacionadas com as identidades, segregação social, racismo e pós memórias coloniais», explica a Vicentina.

Esta primeira iniciativa pretende, assim, «promover um espaço de reflexão e de disponibilidade para olhar perspetivas sobre dinâmicas que acompanham a forma como as comunidades interagem e se relacionam com a herança cultural e com o(s) património (s), enquanto resultado de factos históricos e sociais e de narrativas construídas com base em noções de identidade e de poder».

Com um formato de conferência, seguida de debate com o público, esta “Primeira Conversa” sobre memória, desconstrução de narrativas e arte contemporânea e descolonização patrimonial, reúne a antropóloga, investigadora e curadora Elsa Peralta, o historiador e museógrafo Gonçalo Amaro e o artista visual, performer e curador Márcio Carvalho.

Os convites que lhes foram feitos são motivados pelas «suas experiências de trabalho e investigação sobre a forma como a sociedade portuguesa tem vindo a olhar para o período da colonização, nomeadamente através da arte pública e do património material».

Estas Primeiras Conversas contam com Elisabete Rodrigues, jornalista e diretora do jornal Sul Informação, como moderadora.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição clicando aqui.

 

 

 



Comentários

pub