Tavira junta clubes para fazer um balanço da atividade desportiva no concelho

Reunião também serviu para apresentar aos clubes e associações do setor a proposta de alteração do Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Desportiva

Fazer um balanço da atividade desportiva no concelho e apresentar aos clubes e associações do setor a proposta de alteração do Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Desportiva (RMAAD) foi o objetivo de um encontro que teve lugar ontem, dia 2 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tavira.

A sessão, promovida pela Câmara de Tavira, contou com a presença de representantes das coletividades desportivas do concelho, que já foram apoiadas, no seu conjunto com um apoio de 769 mil euros, desde o início do ano.

Atualmente, o concelho tavirense conta com 50 clubes que desenvolvem atividade desportiva regular em modalidades como: andebol, andebol adaptado, atletismo, ballet, basquetebol, boxe, btt, ciclismo, cicloturismo, dança contemporânea, defesa pessoal, futebol, futebol de praia, futevólei, futsal, ginástica acrobática, ginástica artística, hip hop, ju-jitsu, karaté, kickboxing, natação, netball, patinagem artística, pesca desportiva, petanca, ténis, tiro, tiro com arco, trampolins, trialto e vela.

«Ciente da importância da prática desportiva para a saúde física e mental, a autarquia apoia, regularmente, os clubes no exercício da sua atividade, nomeadamente, em termos de cedência de instalações desportivas e de transportes municipais, bem como em relação a apoios financeiros, logísticos, bens e materiais para eventos, apoios financeiros para a promoção da prática desportiva, para manutenção de infraestruturas e para a participação de atletas em provas nacionais e internacionais», enquadra a Câmara Municipal.

Quanto à proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Desportiva (RMAAD), que a Câmara apresentou «com o intuito de envolver os clubes neste processo»  tem quatro objetivos principais.

O primeiro é o de «dar cumprimento às novas imposições procedimentais, de forma a clarificar o processo de atribuição de comparticipações financeiras, materiais e logísticas e garantir um apoio transparente, justo, isento e equilibrado às atividades desportivas».

Com a revisão regulamento, a autarquia tavirense também quer «direcionar os apoios às necessidades atuais do associativismo desportivo em Tavira», tendo em conta que o atual regulamento data de 2010, bem como «simplificar e clarificar o processo de candidatura por parte dos clubes desportivos e a respetiva avaliação e atribuição dos apoios por parte do município».

«Aproximar às exigências atuais as regras e os critérios utilizados na avaliação das candidaturas» é o quarto grande objetivo da revisão.

A proposta de alteração ao RMAAD, quando finalizada, será submetida à aprovação da Câmara e Assembleia Municipais.

 

 



Comentários

pub