Rota da Dieta Mediterrânica passa por Albufeira este fim de semana

Evento conta com demonstrações gastronómicas, música e teatro

A Rota da Dieta Mediterrânica vai passar por Albufeira este fim de semana, 11 e 12 de Novembro, com demonstrações gastronómicas, música e teatro. 

O Mercado Municipal dos Caliços terá demonstrações gastronómicas em que o polvo e a cavala serão confecionados pelo chefe Rui Palma, da Associação IN LOCO, e o Doce Fino do Algarve por Maria Augusta Aragão, formadora do Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa (Albufeira).

Em nota, a autarquia de Albufeira explica que as Demonstrações Gastronómicas, intituladas “De Roda do Tacho”, «permitem aos participantes degustarem todas as iguarias confecionadas no Mercado».

Além das comidas há uma prova de vinhos regionais, neste caso do Malaca (vinho albufeirense com vários prémios atribuídos), que irá harmonizar com os pratos cozinhados no âmbito do evento.

O programa de dois dias inclui também exibições de música tradicional portuguesa, folclore, teatro, jogos, oficinas de carimbos, de pintura em azulejo e empreita de esparto.

No primeiro dia, 11 de Novembro, as portas abrem às 9h30, com “um pezinho de dança” e termina às 11h30, com a demonstração da confeção de Polvo Assado com Castanhas.

No domingo, 12 de Novembro, o programa prolonga-se por todo o dia. Começa às 9h30 com artesãos e produtores da Rede da Dieta Mediterrânica, uns que apresentam trabalhos de artesanato e os outros produtos da região, com os quais podem preparar as suas refeições. Às 9h45 segue-se a exibição do Teatro Dom Roberto com “O Grande Rebulixo”.

Entre as 10h00 e as 11h00 é tempo de reunir a família em torno de Jogos Tradicionais e fazer a estampagem de símbolos da Dieta Mediterrânica.

Entretanto, às 11h00, os “Entretenga” apresentam “Olha a Modinha”, iniciativa que permite aprender, ou talvez recordar, cantigas tradicionais com as vozes cá da terra. Às 12h00, o chefe Rui Palma começa a preparar Cavala em Molho Vilão e Batatinhas com Piripiri, e segue-se, às 13h00, a prova de vinhos regionais, neste caso com o Malaca.

Às 13h30 dá-se início ao ciclo de oficinas de artes e ofícios com Graça Martins a ensinar os participantes a darem os primeiros passos na pintura em azulejo.

A refeição não se faz sem sobremesa e, por isso, às 14h00, Maria Augusta Aragão interrompe as oficinas para mostrar os seus dotes no Doce Fino.

Uma hora depois, às 15h00, quem desejar pode aprender com Isidoro Ramos como fazer empreita de esparto e, para terminar o programa, às 15h30, é possível apreciar a etnografia e o Floclore com o Rancho Folclórico de Olhos de Água.

«A Dieta Mediterrânica tem que ser preservada e dinamizada. Mais do que um regime alimentar, é um estilo de vida com muitos milhares de anos, onde a alimentação é a preocupação central, sendo que já é considerada uma das dietas mais saudáveis do mundo», refere José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

O evento é organizado pela Associação IN LOCO, dinamizadora da Dieta Mediterrânica, sendo apoiada pelo CRESC 2020, em parceria com o Município de Albufeira.

 



Comentários

pub