Qualificação olímpica para 3 classes de vela disputa-se nas águas de Vilamoura

É a primeira vez que em Portugal se realiza um evento de qualificação olímpica para três classes em simultâneo

Os Campeonatos da Europa de 49er, 49er FX e Nacra17 realizam-se em Vilamoura de 4 a 13 de novembro e servem de qualificação para Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Esta é a primeira vez que em Portugal se realiza um evento de qualificação olímpica para três classes em simultâneo.

Estes Campeonatos são organizados pelo Vilamoura Sailing e, além de darem a conhecer os nomes dos próximos campeões europeus, vão servir também como prova de qualificação para todos aqueles que têm o sonho de estar presente em Paris 2024.

«É de realçar o facto de estes eventos de qualificação olímpica trazerem a Portugal os melhores velejadores do mundo em busca de obter acesso aos Jogos Olímpicos de 2024. Mas também estarão cá as equipas mais jovens, em pleno percurso olímpico para 2028. Esta é a oportunidade de navegar com os melhores do mundo e de ficarem a conhecer as excelentes condições de Vilamoura», refere Nuno Reis, diretor do Vilamoura Sailing.

Em Vilamoura, vão estar cerca de 400 velejadores e 80 treinadores vindos de 34 nações. Para muitos países, que já garantiram presença em Paris, estes campeonatos de Vilamoura terão um papel fundamental no apuramento dos atletas que irão integrar as suas equipas olímpicas.

Esta elite dos velejadores europeus irá viver, ao largo de Vilamoura, momentos decisivos e por isso, é com expectativa que a frota de cada classe se prepara para as 18 exigentes regatas que irão disputar ao longo da competição.

 

 

Estão já confirmadas as presenças dos campeões do mundo de 49er, Bart Lambriex e Floris Van de Werken, dos Países Baixos, e da dupla sueca Vilma Bobeck e Rebecca Netzler, campeãs mundiais de 49er FX, entre muitos outros nomes de referência.

Boa parte destas equipas olímpicas tem estado há várias semanas a estagiar no Vilamoura Sailing. Mais de duas centenas de velejadores participaram, inclusive, nas Regatas de Treino de preparação para os Europeus, promovidas pelo Prow Group e que decorreram entre 27 e 29 de Outubro.

Nos últimos oito anos, o Vilamoura Sailing tornou-se um destino de referência, a nível mundial, para os estágios das equipas olímpicas.

Muitas estabelecem-se em Vilamoura durante os meses de Inverno, especialmente entre Outubro e Março, devido às excelentes condições que aí encontra para treinar e velejar.

Apesar de já estarem familiarizados com o local da prova e com as águas de Vilamoura, as quatro centenas de velejadores que estarão em competição nestes Europeus sabem que estas serão regatas que exigirão o seu melhor desempenho. Em Vilamoura, o sucesso pode garantir o tão sonhado lugar nos próximos Jogos Olímpicos.

A transmissão destes Europeus através de livestreaming permitirá que as imagens das regatas sejam acompanhadas em direto, em qualquer parte do mundo.

A cerimónia de abertura do evento, com o desfile de todas as equipas, decorre dia 7 novembro, às 18 horas, na Marina de Vilamoura.

 



Comentários

pub