Ministra foi a Alvor ver obras de melhoria da eficiência energética do Complexo Desportivo

Obras já estão em curso

Ana Abrunhosa, a ministra da Coesão Territorial, esteve no sábado, dia 25, em Portimão, para ver a intervenção para melhorar eficiência energética do Complexo Desportivo de Alvor, uma obra comparticipada por fundos europeus.

Estas obras visaram adaptar o Complexo Desportivo de Alvor às exigências e às preocupações atuais, ao nível dos requisitos energéticos, bem diferentes daqueles que existiam em 2001, ano em que a infraestrutura foi inaugurada.

Com a obra em curso, que motivará um investimento de cerca de 750 mil euros, dos quais 446 mil comparticipados pela União Europeia, «as instalações estão a ser adaptadas no sentido de alterar os seus padrões de consumo, passando do certificado energético B- para a categoria A+», segundo a Câmara de Portimão.

A empreitada, iniciada a 17 de Outubro e com a duração prevista de 120 dias, «contemplam a substituição de vãos envidraçados por vãos de elevadas prestações e a substituição das caldeiras por sistemas de bombas de calor, sendo umas para a piscina e outras de alta temperatura para apoio ao aquecimento de ar e água quente».

«Também terá lugar a remodelação do sistema hidráulico da central térmica para maximizar o aproveitamento do sistema solar e a desumidificação do ar da nave da piscina, substituição de chuveiros e misturadoras dos balneários, além da instalação de sistema fotovoltaico para autoconsumo e de sistema de gestão técnica centralizada», acrescenta a autarquia.

Após a realização das obras, «verificar-se-á a redução de 43 845kWh no consumo de eletricidade e de cem por cento no consumo de gás natural, de onde resultará uma poupança anual de 34 mil euros.

Enquanto durarem os trabalhos, os 1080 utentes semanais deste equipamento municipal deverão aceder ao Complexo Desportivo de Alvor pelo portão nascente, junto ao parque de fitness workout.

 

 



Comentários

pub