Henrique Rocha completa semana perfeita com “dobradinha” no Vale do Lobo Open I

Na véspera já tinha ganho a prova de pares com o irmão

O tenista Henrique Rocha selou este domingo uma campanha perfeita com a conquista do título de singulares no Vale do Lobo Open I, onde, na véspera, já tinha erguido o troféu de pares ao lado do irmão mais velho, Francisco Rocha.

Este foi o primeiro de dois torneios ITF M25 organizados de forma consecutiva pela Federação Portuguesa de Ténis na Vale do Lobo Tennis Academy (12 a 19 e 19 a 26 de novembro).

A final deste domingo, contra o checo Hynek Barton (531.º), foi o primeiro encontro da semana em que Henrique Rocha (de 19 anos e número 277 ATP) esteve em desvantagem. Mas transformou-se rapidamente na melhor das cinco exibições e, ao fim de apenas 73 minutos, sorriu-lhe com os parciais de 6-3 e 6-1.

Fisicamente mais desgastado, Barton entrou na final “ao ataque” e assinou a primeira quebra de serviço graças a um ténis agressivo e variado (muitos amorties), mas pouco criterioso.

Rocha percebeu-o, foi rápido a reagir e apoiado em pancadas muito profundas, com um ténis inteligente e determinado em tomar o controlo dos pontos, passou rapidamente para o comando do primeiro duelo com este adversário que conhece desde os tempos de júnior.

 

 

“Hoje joguei bastante bem. Tinha perdido a minha última final e queria entrar com tudo para ganhar e foi isso que fiz na perfeição. Não entrei muito bem, mas consegui dar logo uma boa resposta e quando meti o pé no acelerador não parei”, contou depois de erguer o troféu.

“No primeiro set, houve momentos duros, mas consegui sempre superá-los e aguentei-me de cabeça. Fiquei um pouco surpreendido pelo estilo de jogo dele, porque não tinha noção de que vinha tanto para a frente, mas percebi que estava a mudar muito o ritmo e a variar sem nexo, o que me deu segurança e ajudou a perceber que podia dominar”, concluiu.

Depois de Vila Real de Santo António (em fevereiro), Mungia (em junho), Bakio (em julho), Sintra (em agosto) e Tavira (em outubro), Vale do Lobo traduziu-se no sexto título de singulares para Henrique Rocha — todos na categoria ITF M25 — entre as sete finais que já disputou em 2023.

O tenista natural do Porto começou a época no 850.º lugar do ranking e com a vitória deste domingo assegurou uma subida de cerca de duas dezenas de posições que a 27 de novembro o deixará entre os 260 melhores — definindo uma vez mais a melhor classificação da carreira e mantendo vivo o sonho de assegurar a presença no qualifying do Australian Open.

Falar desse objetivo não só não o intimida, como o motiva: “Sou bastante ambicioso, mas tenho muita noção de toda a envolvência e não penso em ser número um amanhã. Sei para o que é que trabalho e o que é que consigo fazer. Mas gosto de ser bastante ambicioso e para a semana quero voltar a ganhar. Tenho de estar a full em todos os encontros porque a partir de agora são todos uma final”.

 



Comentários

pub