Escolas de Faro e Portimão vencem concurso nacional Mini COP

Concurso desafia alunos a apresentar ideias para tornar o seu município mais sustentável

Equipa escola Afonso III

Equipas das escolas E.B. 2,3 Afonso III, de Faro, e Júdice Fialho, em Portimão, ficaram em 1º e 2º lugar no concurso de âmbito nacional Mini COP, enquadrado no âmbito da Viagem pelo Clima, cujos prémios foram atribuídos numa cerimónia que decorreu no dia 22 de Novembro, em Lisboa.

Neste concurso participaram mais de 400 alunos do 9º ano de 16 escolas dos concelhos de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira e Portimão, que apresentaram ideias para tornar o seu município mais sustentável.

O vencedor foi o projeto “Banhos de Sol”, apresentado por alunos do Clube dos Cientistas da EB Afonso III.

Em segundo lugar, ficou a proposta “Máquina compensadora de plástico”, apresentado pela equipa “Os Cágados”, da E.B. 2,3 Júdice Fialho, de Portimão.

 

Equipa escola Júdice Fialho

 

O concurso Mini COP, que em 2023 recebeu um total de 166 ideias, «visa contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente em temas como a economia circular, a água, a energia, a biodiversidade, a mobilidade, os resíduos ou a proteção dos oceanos»,  segundo a Câmara de Portimão.

Inspirada no processo negocial da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, «a Mini COP teve como propósito essencial a sensibilização para a cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável».

A Mini COP e a Viagem pelo Clima são uma iniciativa do Cooler World – movimento rumo à neutralidade carbónica criado pela Get2C, consultora especializada em alterações climáticas que conta com o apoio do Fundo Ambiental, entre outras entidades, no sentido de mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática.

 

 



Comentários

pub