Diretor do Centro Ciência Viva de Lagos vai para os Açores

Luís Azevedo Rodrigues vai “mandar” no Expolab – Centro Ciência Viva dos Açores durante alguns dias

Luís Azevedo Rodrigues, diretor do Centro Ciência Viva de Lagos, está desde hoje e até domingo, dia 12, no Expolab, nos Açores, a ensinar a fazer “Uma Aproximação Digital” à comunicação de ciência.

O paleontólogo radicado em Lagos vai dinamizar uma formação em Comunicação de Ciência e Tecnologias Digitais, que culminará com a palestra “Dinossauros: Novas Técnicas, Velhos Mitos”.

Esta uma «colaboração inovadora» com o Expolab – Centro Ciência Viva dos Açores, que «visa explorar as fronteiras da divulgação científica e da educação digital, integrada na iniciativa nacional “Hoje Quem Manda Sou Eu”», segundo o CCV lacobrigense.

«As formações intensivas, conduzidas por Luís Azevedo Rodrigues, destinam-se a imbuir as equipas do Expolab e da Rede de Centros de Ciência dos Açores com conhecimentos avançados em comunicação científica e integração tecnológica», acrescenta.

Esta iniciativa, organizada pela Agência Ciência Viva, acontecerá em todo o país nos dias 9, 10 e 11 de Novembro e é «uma celebração da importância da Rede de Centros Ciência Viva».

«Durante três dias, diretores de diferentes Centros trocarão de comando, trazendo programas inovadores que desafiarão as equipes de cada Centro Ciência Viva e proporcionarão experiências únicas e inspiradoras aos visitantes», conclui o CCV de Lagos.

 

Atividades previstas na formação:

– Formação em Comunicação de Ciência e AI: Workshop sobre a aplicação de Inteligência Artificial em ambientes educativos e o uso de ferramentas digitais para envolver diferentes públicos.

– Produção de Modelos 3D e Fotogrametria: Sessões práticas sobre a criação de modelos tridimensionais, uma técnica que o CCVL tem vindo a aperfeiçoar ao longo dos anos, e que agora partilha com o Expolab.

– Percursos Virtuais 360º: Apresentação de registos esféricos que permitem visualizações completas de espaços e áreas, enriquecendo a experiência de visitantes e alunos com camadas de informação adicional.

– Evolução e Conservação da Biodiversidade: Participação no Visible Ape Project, com a produção de modelos 3D para uso educativo e divulgação científica, enfatizando a conexão entre humanos e outros primatas.

 

 

 



Comentários

pub