CRESC Algarve 2020 «mantém objetivo de plena execução dos fundos europeus»

Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 atingiu no final de Outubro 87,34 % de taxa de execução

A Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 mantém «objetivo de plena execução dos 318,7 milhões de fundos europeus destinados ao Algarve», avançou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve. 

Após reforçar os contactos e insistências junto dos beneficiários, Municípios, entidades públicas, setor social e empresas no sentido da conclusão das candidaturas aprovadas, em execução ou em procedimentos de verificação final da despesa, a Autoridade de Gestão do Programa revela que nas medidas ou eixos ainda por concluir para assegurar a plena execução do Programa destacam-se «os projetos de transição climática da responsabilidade dos Municípios, investimentos em eficiência energética e ciclovias, ainda com 9,3 milhões  de despesa (que corresponde a 5,8 milhões de fundo) por executar e submeter até ao próximo mês de Dezembro».

Igualmente no eixo 1 e 2 , nas medidas de competitividade e inovação, de apoios às empresas, a CCDR diz que prossegue o trabalho de monitorização e acompanhamento dos projetos em execução e em finalização com a verificação e auditoria de encerramento dos projetos.

«A expetativa é de ainda ser considerado um acréscimo de 10 milhões na execução, além dos processos de verificação final já submetidos e em análise nos diversos Organismos Intermédios».

Na Saúde, a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Algarve definiu como objetivo no financiamento de centros de investigação e melhoria das respostas de equipamentos tecnológicos que qualificam e capacitam a Região, com destaque para o Algarve Biomedical Center (ABC) e equipamentos e infraestruturas tecnológicas no Centro Hospital Universitário do Algarve (CHUA).

Em nota, a CCDR reitera que «nos termos regulamentares, todos os pagamentos de faturas incluídas no Programa CRESC Algarve 2020 têm de ser efetuados impreterivelmente até ao próximo mês de Dezembro».

O Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 atingiu no final de Outubro 87,34% de taxa de execução, com 278 milhões executados e um investimento de cerca de 428 milhões.

 

 



Comentários

pub