Castro Marim apresenta projeto nas salinas para sequestrar carbono e mitigar alterações climáticas

Apresentação pública do projeto “Sal C – Valorização das Salinas para o Sequestro de Carbono e Mitigação das Alterações Climáticas”

O projeto “Sal C – Valorização das Salinas para o Sequestro de Carbono e Mitigação das Alterações Climáticas”, vencedor do “Prémio Promove 2023” da Fundação “La Caixa”, vai ser apresentado no Revelim de Santo António, em Castro Marim, às 10h30, do dia 30 de Novembro.

A candidatura ao programa “Promove”, que se destina à dinamização das regiões do interior de Portugal, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi apoiada e articulada entre o Município de Castro Marim, a BlueZ C Institute – Associação para a Conservação Marinha e Economia do Carbono, a Eurocidade do Guadiana e a empresa MadeinSea.

Os seus promotores explicam que «este projeto vem demonstrar que a instalação de ervas marinhas nos canais das salinas permite, de forma sustentável, o sequestro de carbono azul a uma taxa 30 vezes mais eficiente que a floresta», além de garantir «a melhoria da qualidade da água e retenção de microplásticos».

Com um investimento total de cerca de 200 mil euros, apoiados em 75% pela Fundação “La Caixa”, o projeto «vem aumentar a cadeia de valor de uma das atividades mais relevantes na economia castromarinense, a salinicultura tradicional, promovendo a rentabilização das salinas, ao transformar uma atividade sazonal numa atividade permanente e criando novos postos de trabalho qualificados».

Outro fator determinante é o seu «potencial na salvaguarda das condições futuras da produção de sal e flor de sal, por permitir a retenção de potenciais elementos poluentes e de microplásticos que possam surgir na água do mar».

Para o Município de Castro Marim, este é «um projeto integrado nos valores de eficiência e sustentabilidade pretendidos para o território, articulado com a aposta que se tem vindo a fazer na senda do carbono azul, além da valorização e promoção do património natural e do crescimento da atividade económica da salinicultura».

«Tem potencial de divulgação como boa prática e posicionamento internacional do potencial das salinas de Castro Marim», sublinha a vice-presidente Marim Filomena Sintra.

 



Comentários

pub