Carlos Norton conversa sobre som, património e paisagens sonoras em Castro Marim e Lagos

Artista e paisagista sonoro vai falar sobre o trabalho realizado pela associação Fungo Azul

Castro Marim e Lagos vão receber conversas sobre som, património e paisagens sonoras, protagonizadas por Carlos Norton, artista e paisagista sonoro, nos dias 8 e 10 de Novembro, quarta e sexta-feira, respetivamente.

Nas sessões será abordado o trabalho da associação Fungo Azul na recolha de paisagens sonoras, intervenções artísticas sonoras e a sonoplastia, como é exemplo o ASPA – Arquivo Sonoro Paisagístico do Algarve.

No dia 8 de Novembro, às 18h00, será apresentado Arquivo Sonoro de Castro Marim no auditório da Biblioteca Municipal deste concelho.

 

 

«Desenvolvido ao longo de mais de um ano, o arquivo, construído pela Fungo Azul, é um dos múltiplos resultados do projeto Particular Universal, de financiamento europeu EEA Grants, que decorreu no município algarvio e que chega agora ao fim. Na apresentação pública, Carlos Norton apresentará alguns sons emblemáticos do concelho bem como toda a logística e fundamentos da construção deste vasto arquivo sonoro», segundo a Fungo Azul.

Na Sexta-feira, dia 10, a conversa será em Lagos, às 18h30, no Centro Ciência Viva de Lagos e no âmbito do Festival Pedra Dura.

«”O Som à nossa volta” é uma palestra que falará sobre o som e o silêncio, a música e as pausas, o cheio e o vazio. Carlos Norton irá explorar o som que nos rodeia e falar sobre a física do som, no âmbito do trabalho de investigação e artístico que tem desenvolvido na área», descreve a associação.

Ambos os eventos são de entrada livre.

 



Comentários

pub