Ana Abrunhosa foi ao Hospital de Faro conhecer investimentos apoiados pela União Europeia

O novo presidente do Conselho de Administração do CHUA anunciou o lançamento do concurso para renovação do Serviço de Psiquiatria de Faro

Conhecer os investimentos feitos e os equipamentos adquiridos pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) com o apoio de fundos europeus do CRESC Algarve 2020 foi o objetivo de uma visita que Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, fez ao Hospital de Faro, na quarta-feira, dia 22.

A ocasião foi aproveitada por João Ferreira, o novo presidente do Conselho de Administração João Ferreira, para anunciar o lançamento do concurso para renovação do Serviço de Psiquiatria de Faro, no dia 6 de Dezembro, com um investimento previsto de 2,5 milhões de euros.

«Para além da Psiquiatria, temos ainda o investimento no Centro Oncológico Regional do Sul (CORS) que irá avançar no próximo ano e nas imediações deste equipamento, espero que avancemos decididamente no plano funcional e no lançamento do concurso internacional do novo Hospital Central do Algarve», salientou, destacando o facto de ser crucial continuar a investir nas atuais unidades de saúde para manter e melhorar a prestação de cuidados de saúde de qualidade à população.

O Conselho de Administração do CHUA também apresentou todos os investimentos realizados nos últimos três anos, «que ascendem a 28 milhões de euros em equipamento e em infraestruturas».

No âmbito do programa CRESC Algarve 2020, que estará em execução até final de 2023, o CHUA beneficiou infraestruturas e equipamentos de saúde, num investimento de cerca de 14,5 milhões de euros.

«Este é um investimento muito significativo, que permite ao Centro Hospitalar com a Universidade e o AD-ABC, prestar melhores serviços de saúde, mais completos. Sabemos, que para certo tipo de problemas, o tempo é uma variável importante e agora temos aqui estes equipamentos que permitem em tempo útil, tratar as pessoas», frisou Ana Abrunhosa.

José Apolinário, presidente da CCDR-Algarve, declarou, por seu lado, que “um maior investimento em ID é essencial para melhorar a competitividade e ajudar as pessoas a ter acesso aos cuidados de saúde”.

Nesta sessão estiveram ainda presentes José Almeida, diretor clínico do CHUA, Mariana Santos, enfermeira diretora do CHUA, Paulo Neves, vogal executivo do CHUA, Pedro Castelo Branco, presidente do AD-ABC e Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve.

O Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) é um instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Algarve, integrado no acordo de parceria Portugal 2020. O programa dispõe de quase 319 milhões de euros de fundos enviados pela União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE), sendo 140 milhões destinados às empresas.

 

 

 



Comentários

pub