Agora é a tempestade Domingos que traz chuva «moderada a fraca» ao Sul

«Domingos» é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha)

A superfície frontal fria associada à depressão «Domingos» vai trazer períodos de chuva ao Sul do país, em especial durante a tarde de sábado, dia 4, mas que será em geral moderada a fraca, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

«Apesar de Portugal continental não ser diretamente atingido pela tempestade, uma superfície frontal fria associada à mesma irá atravessar o território no sábado, dia 4, o que irá originar períodos de chuva forte e persistente na noite e manhã de sábado no Norte e Centro, em especial no litoral e nas regiões montanhosas, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde», acrescenta o IPMA.

«Domingos» é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha) a «uma depressão que se desloca ao longo do Atlântico em direção a leste, e que, às 12UTC de dia 4 de novembro, deverá estar centrada a sul da Irlanda, aproximadamente em 50°N e 10°W, com uma pressão atmosférica mínima de 960hPa».

Esta depressão irá «impactar significativamente a costa norte de Espanha e a região do Golfo da Biscaia, com vento e agitação marítima muito fortes», informa ainda o IPMA.

O vento irá sofrer uma intensificação a partir do final do dia 3, soprando forte de sudoeste no litoral oeste, em especial a norte do Cabo Espichel, onde as rajadas poderão atingir 75 a 85 km/h, e por vezes muito forte nas terras altas, com rajadas até 110 km/h.

O vento rodará gradualmente para oeste a partir a manhã de sábado, diminuindo a intensidade a partir do final da tarde de dia 4.

O IPMA salienta também que haverá «um novo aumento da agitação marítima a partir da tarde de sábado na costa Ocidental, com um pico de intensidade entre o final da tarde do referido dia e o final da manhã de domingo, dia 5, quando se esperam ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura, mantendo-se superior a 5 metros até ao final da manhã de dia 6».

Além disso, a superfície frontal fria do referido sistema frontal deverá atravessar o arquipélago da Madeira durante o final de dia 4, «embora sem severidade».

O mais significativo será o aumento da agitação marítima, que será de noroeste com 5 a 6 metros de altura significativa no dia 5 na costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo.

 



Comentários

pub