Acaba de ser criada a APALA – Associação de Pesca Artesanal e Lúdica de Altura

Promove a pesca sustentável e lúdica, a educação ambiental, a valorização da cultura da pesca e a ação pedagógica

A Associação de Pesca Artesanal e Lúdica de Altura (APALA) acaba de ser criada no Sotavento Algarvio, tendo como sede Altura, no concelho de Castro Marim.

É uma associação sem fins lucrativos que trabalha para «preservar a tradição do legado deixado ao longo dos últimos anos pelas gerações mais antigas de pescadores».

A APALA promove a pesca sustentável e lúdica, a educação ambiental, a valorização da cultura da pesca e a ação pedagógica para todas as idades.

Trabalha principalmente para preservar esta atividade, garantindo que «continue a ser uma parte importante do Sotavento Algarvio para as gerações futuras».

Na vertente pedagógica, a associação aposta em formações na área da pesca para todas as idades, através de protocolos que visam a colaboração entre várias entidades formadoras.

Os objetivos da APALA, enquanto associação sem fins lucrativos, é «desenvolver cada vez mais tudo o que foi deixado anteriormente pelos pescadores de Altura e tornar uma associação melhor e nobre».

A APALA declara-se uma «associação amiga do ambiente» e «preocupada com o futuro não só do mar, mas também das gerações seguintes».

«Ser um agente de mudança na promoção da educação ambiental e do desenvolvimento local é um dos aspetos que a nova associação pretende contribuir e dar mais destaque», acrescentam os seus responsáveis.

No passado sábado, dia 25 de novembro, realizou-se a primeira ação da associação na área da preservação ambiental. Os membros da APALA arregaçaram todos as mangas e fizeram uma limpeza do lixo na área abrangida da associação, a praia da Alagoa.

«A APALA encontra-se empenhada para todas as ações que contribuam para a promoção da educação ambiental, e esta ação foi a primeira de muitas», garantem.

 

 



Comentários

pub