Vilamoura recebe conferência Mundial de Marinas

Entre os dias 9 e 11 de Outubro

O Centro de Congressos do Algarve, na Marina de Vilamoura, vai receber a Conferência Mundial de Marinas do International Council of Marine Industry (ICOMIA), entre os dias 9 e 11 de Outubro, organizada pela Associação Portuguesa de Portos de Recreio (APPR). 

A conferência terá como mote “Big Challenges – Big Decisions” e reúne cerca de 400 participantes, entre os quais os principais operadores, proprietários e gestores de marinas do mundo, representantes de agências governamentais, consultores, projectistas, entre outros ligados ao setor.

A sessão de abertura conta com a presença da ministra da Agricultura e Alimentação, secretária de Estado das Pescas e do presidente da Câmara de Loulé, entre outras entidades.

As sessões de reflexão abordam a gestão de ativos, manutenção e benchmarking, mitigação de riscos, liderança ambiental e alterações climáticas, tecnologia e outros temas da atualidade, dando a conhecer os desafios tendências e as melhores práticas no setor náutico pela voz de especialistas de diversas nacionalidades.

O segundo dia da Conferência será dedicado a visitas a algumas das principais marinas do sul do país, nomeadamente a de Vilamoura, Albufeira e Lagos.

«Será uma oportunidade única para a APPR poder mostrar aos cerca de 400 participantes o nosso país em geral e a costa sul do Algarve em particular, bem como as excelentes infraestruturas e facilidades que permitem a prática da náutica de recreio durante todo o ano», refere a organização. 

Os participantes vão ter a oportunidade de estabelecer contacto com os principais profissionais do setor, obter informações práticas sobre sustentabilidade, expectativas dos clientes, tecnologia que impulsiona as smart marinas, inovações operacionais e desenvolvimentos em infraestruturas, instalações e equipamento.

«O ICOMIA World Marinas Conference é o maior encontro mundial da indústria náutica», salienta Isolete Correia, presidente da APPR.

«É, assim, um grande privilégio acolher este prestigiado evento e receber os líderes mundiais desta indústria em Portugal – um país com fortes tradições náuticas, pioneiro na navegação em mares desconhecidos e, portanto, o local perfeito para acolher este momento de troca de informações, ideias e aprendizagem coletiva», conclui. 

Portugal recebe a conferência do ICOMIA World Marinas Conference pela primeira vez, vencendo o concurso que contou com a participação de candidatos da Europa e Estados Unidos. A última edição decorreu no Dubai, em 2021.

A Conferência é um evento bienal e nesta edição na Marina de Vilamoura inclui a exposição das últimas novidades em produtos e serviços especialmente vocacionados para marinas, incluindo clubes, estaleiros e docas secas.

Veja o programa completo aqui.



Comentários

pub