Taxa turística paga renovação da pista de atletismo do Complexo Desportivo de VRSA

Autarquia faz o investimento a pensar nos estágios que vai acolher em ano de Jogos Olímpicos

A Câmara de Vila Real de Santo António (VRSA) está a investir 450 mil euros, provenientes da cobrança da taxa turística, na renovação da pista de atletismo do Complexo Desportivo, uma obra de cerca de três meses que permitirá acolher mais competições de nível nacional e internacional e aumentar o número de estágios desportivos.

Paralelamente, está a ser requalificada a zona de lançamentos, uma intervenção orçamentada em cerca de 70 mil euros.

«Ao investirmos no Complexo Desportivo, estamos a criar todas as condições para atrair estágios e provas ao mais alto nível. Esta medida representa também um claro combate à sazonalidade turística, permitindo aumentar as taxas de ocupação hoteleira e o número de dormidas no nosso concelho na época baixa», afirmou Álvaro Araújo, presidente da Câmara de VRSA.

«Com a realização dos Jogos Olímpicos de 2024, a utilização da pista nos primeiros meses do próximo ano atingirá níveis sem precedentes, já que muitos atletas nacionais e internacionais preparam-se para escolher Vila Real de Santo António como o local de preparação para este evento de renome mundial, reforçando o posicionamento da região e do município como cidade dos desportos», reforçou Álvaro Leal, vereador do desporto da autarquia.

 

 

Segundo a Câmara de VRSA, «a nova pista contará com oito corredores de corrida e áreas técnicas de lançamento e de salto. Será certificada para provas internacionais, respondendo aos requisitos das competições de atletismo de alto nível».

Os trabalhos em curso «contemplam a remoção integral do pavimento existente, que se encontrava em elevado estado de degradação, substituindo-o por um novo, (…) o que se refletirá, de igual modo, nas performances dos atletas».

«O novo piso permitirá voltar a dotar o Complexo Desportivo de VRSA «com todas as condições para o treino e a realização de provas e eventos de nível nacional e internacional, aumentando a qualidade da oferta disponível e ampliando o número de estágios desportivos».

Entre Janeiro e Dezembro de 2023, o complexo desportivo já ultrapassou o número de estágios efetuados ao longo de todo o ano de 2022. Estes dados demonstram o interesse crescente pelo equipamento e justificam a importância da obra de renovação da pista.

 

 



Comentários

pub