Silves acolhe Simpósio da Sociedad Española de Estudios Árabes

Haverá um espetáculo de música sufi, pelo grupo “Samaa Sufi” da Tariqa Qâdiriyya Boutshishiyya

Castelo de Silves – Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

Silves vai acolher, de 12 a 15 de Outubro, o XXX Simpósio da Sociedad Española de Estudios Árabes (SEEA), tendo como tema sobretudo a História de Silves no contexto do Andalus, como cidade reconhecida, capital e berço de poesia.

Nesse sentido a SEEA contactou o Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves – CELAS, Associação com mais de 25 anos de existência e de contributo cultural e científico na área dos Estudos Luso-Árabes, no intuito do evento poder realizar-se na

O Simpósio vai decorrer na Casa da Cultura Luso-Árabe e Mediterrânica, em Silves, com a colaboração do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves – CELAS, Associação com mais de 25 anos de existência e de contributo cultural e científico na área dos Estudos Luso-Árabes.

«A realização do simpósio, que abordará temáticas que se enquadram na História Social, Cultural e Literária do Garb al-Andalus, de uma forma geral, e de Silves em particular, constituirá uma valorização muito importante para a Silves e para o Algarve», salienta o CELAS.

Além de cerca de dezena e meia de comunicações do vasto programa do encontro, proferidas por investigadores oriundos de universidades e instituições de ambos os países, destaca-se o lançamento de duas publicações: “Poemas Arábico-Algarvios”, um estudo inédito e devidamente concluído, que o arabista silvense José Garcia Domingues deixou por publicar, e a “Antología de poetas árabes de los reinos de Silves, Beja y Lisboa”.

Será também celebrada a assinatura de um protocolo entre o CELAS e o Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA).

Haverá ainda um espetáculo de música sufi, pelo grupo “Samaa Sufi” da Tariqa Qâdiriyya Boutshishiyya, que atuará pela segunda vez em Silves.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves, da Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural do Concelho de Silves e da Fundación Ibn Tufayl de Estudios Árabes. A participação é livre, sujeita a inscrição na abertura do simpósio.

 



Comentários

pub