Rajadas entre 90 e 109 km/h registadas no Algarve durante a depressão Bernard

IPMA admite que «noutros locais do território, poderão ter sido alcançados valores de rajada com magnitude superior»

Evolução da tempestade “Bernard” no período 13h00 – 18h00 UTC, 22/10/2023

Rajadas de vento de 109 km/h foram registadas na estação meteorológica de Castro Marim, às 16 horas de domingo, 22 de Outubro, aquando da passagem, pelo Algarve, da tempestade extratropical Bernard, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O SIO (Sistema Integrado de Observação) do Aeroporto de Faro, às 14h30 de sábado, registou uma rajada de 25.3 m/s (91 km/h), enquanto a estação de Olhão registou, às 15h20, 24.9 m/s (90 km/h).

O IPMA acrescenta que «à aproximação da tempestade Bernard ao sul de Portugal continental, verificou-se que o núcleo se situou sempre sobre o mar», como se pode ver na figura acima, que resulta das imagens dos radares ibéricos, destacando-se as observações do radar de Sevilha, e que mostra a evolução da tempestade “Bernard” no período entre as 13h00 e as 18h00.

Os valores de vento máximo instantâneo (rajada) mais fortes foram sendo observados em locais situados nas proximidades do mar, «à medida que a depressão se ia propagando de oes-sudoeste para es-nordeste».

Mas o IPMA admite que «noutros locais do território, poderão ter sido alcançados valores de rajada com magnitude superior às referidas».

Na vizinha região da Andaluzia (Espanha), foi também observado vento muito forte nas proximidades do núcleo da tempestade, havendo registo de rajada superior a 110 km/h em diversos locais.

O nome Bernard foi dado pelo IPMA à tempestade extratropical, «de acordo com os critérios em vigor para o efeito, tendo em vista chamar a atenção da população e dos meios de comunicação social para a prevenção e a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco, em articulação com a estrutura de Proteção Civil».

Esta tempestade veio a ter impacte nos arquipélagos dos Açores e Madeira e, em particular, no sul do território do Continente, onde ocorreram precipitação e vento forte em diversos locais.

«A previsão da incidência dos diversos fenómenos meteorológicos associados a este tipo de sistema requer um conhecimento tão rigoroso quanto possível da sua trajetória», explica o IPMA.

«Entre as áreas com maior probabilidade de virem a ser afetadas por vento forte durante a fase de maior cavamento da perturbação contam-se, habitualmente, as que se encontram nas proximidades do respetivo núcleo, o que torna particularmente sensível e relevante a sua monitorização», acrescenta.

Foi possível seguir esta tempestade, no decurso da sua propagação, com recurso a observações dos radares meteorológicos da Terceira/S. Bárbara (TRC, Açores), Porto Santo/P. Espigão (PST, Madeira) e pelo radar espanhol de Sevilha, neste último caso ao abrigo do Programa OPERA, da EUMETNET.

O radar de TRC observou a tempestade no dia 20 de Outubro (Figura 1, ver na galeria abaixo), o de PST no dia 21 (Figura 2) e o de Sevilha no dia 22 de outubro (Figura 3), consoante o posicionamento da depressão.

«É interessante seguir a evolução que esta tempestade foi revelando ao longo do tempo, quando se encontrava na área de cobertura de cada um dos sistemas de radar mencionados, designadamente pelas animações disponíveis de TRC (Figura 4), PST (Figura 5) e Sevilha (Figura 6)».

 

 

A passagem da depressão Bernard pelo continente também provocou forte agitação marítima, como o Sul Informação já noticiou, indicando a altura máxima das ondas em Faro, Sines, Nazaré e Leixões.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub