Portimão desafia munícipes a fazerem curso de suporte básico de vida

O desafio surge no âmbito do Dia Internacional da Ressuscitação Cardiopulmonar, que se assinala esta segunda-feira, 16 de Outubro

A Câmara de Portimão desafia os residentes, em áreas de influência das cabines do programa comunitário de desfibrilhação, a fazerem um curso de suporte básico de vida com desfibrilhador automático externo (DAE). 

O desafio surge no âmbito do Dia Internacional da Ressuscitação Cardiopulmonar, que se assinala esta segunda-feira, 16 de Outubro.

Após concluir a formação com aproveitamento, o munícipe será integrado no Programa Municipal de DAE da sua área de influência, expandindo-se, desta forma, o universo de operacionais capacitados para dar resposta rápida e eficaz a um primeiro alerta em caso de paragem cardíaca.

Os requisitos para realizar esta formação são possuir condições físicas para a prática de reanimação cardiopulmonar e aceitar pertencer ao Programa Municipal de DAE.

No concelho de Portimão, existem seis DAE de rua: Alvor – Rua Dr. Frederico Ramos Mendes; Mexilhoeira Grande – Rua da Igreja; Portimão – Praia da Rocha/Av. Tomás Cabreira, Praça 1.º de Maio, zona ribeirinha (junto à Capitania) e Alameda da República.

Estas cabines foram nos últimos dois anos ativadas em quatro ocasiões, permitindo a chegada rápida de um DAE junto da vítima, antes dos meios de socorro.

Os interessados devem solicitar a formação através do endereço de correio eletrónico [email protected]

Por ocasião do Dia Internacional da Ressuscitação Cardiopulmonar, realizaram-se na manhã desta segunda-feira, na Escola Secundária Poeta António Aleixo, ações de formação em massa em suporte básico de vida (SBV), dirigidas aos alunos do 11.º e 12.º ano e a docentes e não docentes deste estabelecimento de ensino de Portimão.

A ação visou sensibilizar a população estudantil para a importância da realização de manobras de suporte básico de vida de forma antecipada, permitindo aumentar a probabilidade de sobrevivência, e contou com a participação de elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão e a colaboração dos Bombeiros de Portimão e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Portimão, assim como do Curso Técnico de Proteção Civil da Escola Poeta António Aleixo.

 

 



Comentários

pub