Olhão cria núcleo para «proteger as crianças da pobreza»

A autarquia acredita que a criação do NLGPI de Olhão «será uma mais-valia para o concelho»

O presidente do Município de Olhão e do Conselho Local de Ação Social e a coordenadora nacional da Garantia para a Infância assinaram ontem, 9 de Outubro, um protocolo de parceria para a implementação e acompanhamento do Núcleo Local da Garantia para a Infância (NLGPI) de Olhão, que pretende «proteger as crianças da pobreza e do risco». 

A autarquia acredita que a criação do NLGPI de Olhão «será uma mais-valia para o concelho, ao constituir uma estrutura especialmente dedicada a responder eficazmente às vulnerabilidades de crianças, jovens e respetivas
famílias, através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, simultaneamente promotora da coesão e do desenvolvimento social e potenciadora de uma efetiva integração social».

O protocolo estabelece competências e ações específicas a desenvolver pelos NLGPI para a prevenção e combate à pobreza e à exclusão social de crianças e jovens, no âmbito da implementação do Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030.

 

 

Ao NLGPI cabe, de acordo com o Município, fazer o diagnóstico social, para que as crianças tenham acesso à educação e acolhimento na primeira infância, à educação e atividades em contexto escolar, a, pelo menos, uma refeição saudável por dia letivo, a cuidados de saúde e a uma habitação adequada.

A meta da Coordenação Nacional da Garantia para a Infância é que, até 2030, as 161 mil crianças portuguesas que vivem em situação de pobreza passem a ter uma infância normal.

Para se começar a desenvolver trabalho eficaz no terreno, ficou já marcada para o início de Novembro a primeira reunião dos intervenientes deste NLGPI.

 



Comentários

pub