Na escola D. Dinis de Quarteira, papas de aveia consciencializaram para a fome no mundo

Alunos do curso de “Empregado de Restaurante e Bar” realizaram diversas atividades dirigidas à comunidade escolar

Alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) “Empregado de Restaurante e Bar” do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Quarteira, confecionaram e serviram papas de aveia a mais de 450 pessoas, numa iniciativa que teve lugar a 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, e visou «consciencializar a comunidade escolar para a escassez de alimentos que existe no mundo, principalmente nas regiões afetadas pela guerra».

«A escolha desta opção de pequeno-almoço, prendeu-se com o facto de qualquer pessoa, independentemente da sua religião, nacionalidade, ou mesmo intolerância alimentar, poder degustar estes alimentos», revela André Rodrigues, coordenador do curso.

Para “abrilhantar” as papas de aveia servidas, os “clientes” puderam escolher entre três toppings: canela, chocolate e fruta de época.

«O sucesso desta atividade permitiu que a direção da Escola nos desafiasse a organizar algumas atividades de coffee break, para um grupo de professores, que está a frequentar algumas formações que decorrem nesse estabelecimento de ensino. Neste seguimento, foi elaborado um menu, com propostas equilibradas dos alunos, e que deliciou quem as degustou», assegura o coordenador do curso.

 

 

O mesmo grupo de alunos iniciou, na mesma semana, uma campanha junto da comunidade escolar, intitulada “Kilos de Papel por Kilos de Comida”, «que pretende, em colaboração com o Banco Alimentar Contra Fome, apoiar a Instituição MAPS – Movimento de Apoio às Problemáticas Sociais, que desenvolve a sua atividade em Quarteira, junto de quem precisa».

No final da semana, os alunos serviram, no refeitório da escola, cerca de 250 colegas. «Procurou-se aliar à instrução, a integração através do ofício, atendendo que é fundamental educar os mais novos, para o saber estar, em qualquer situação, tal como num serviço de mesa, em que é essencial cumprir as regras de etiqueta».

O novos coordenador do CEF  “Empregado de Restaurante e Bar” pretende «trazer para a escola uma nova dinâmica e uma diferente forma de trabalho, que procure ir ao encontro e interesse destes jovens, que optam por este percurso formativo, uma vez que lhes abre possibilidades no futuro profissional».

André Pereira salienta ainda o contributo do Hotel Faro, na pessoa da Drª Sofia Hipólito, «que ofereceu aos nossos alunos, uma generosa quantidade de material técnico, que será utilizado na cozinha do nosso Restaurante Pedagógico» e « o envolvimento da comunidade com o Agrupamento».

 

 

 



Comentários

pub