Museu Zer0 recebe apoio de 900 mil euros da ANACOM

Este será o primeiro espaço em Portugal centrado na arte digital

O Museu Zer0 vai receber um apoio de 900 mil euros da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) para financiar as obras na Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo (Tavira), mas também as atividades futuras. O protocolo foi assinado esta segunda-feira, 23 de Outubro. 

O momento contou com a presença de João Galamba, ministro das Infraestruturas, que também tutela a ANACOM.

O protocolo foi assinado igualmente com a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, por se tratar da entidade que faz a «ligação interministerial» e o Museu Zer0 ser um projeto que abarca vários ministérios, explicou João Correia Vargues, ao Sul Informação. 

Segundo o presidente da Comissão Executiva do Museu, o apoio da ANACOM será «de três anos».

«Servirá tanto para a obra, que está a decorrer na Cooperativa Agrícolacomo para financiar as atividades relacionadas com arte digital que faremos, nas escolas e não só».

Para João Galamba, ministro das Infraestruturas, este é um «museu que transcende o âmbito regional e nacional».

«É verdadeiramente transformador. Trata-se de um projeto vanguardista que envolve a recuperação de património», afirmou o governante.

 

 

De resto, este museu será criado nos antigos silos de cereais e armazéns anexos da Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo, espaços desativados desde há anos.

Curiosamente, os próprios edifícios da antiga cooperativa já são, eles próprios, uma espécie de museu, uma vez que foram desenhados, nos anos 50, por Manuel Gomes da Costa, arquiteto modernista.

Este será o primeiro espaço em Portugal centrado na arte digital.

A ideia de construir este museu partiu de Paulo Teixeira Pinto, antigo presidente do Banco Comercial Português (BCP), artista, colecionador de arte e atualmente residente em Santa Catarina da Fonte do Bispo.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub