Missão Continente doou 925 mil euros em excedentes alimentares a instituições do Algarve

Ao abrigo do projeto Missão Continente

O projeto Missão Continente doou mais de 925 mil euros em excedentes alimentares a 70 instituições de solidariedade social e de apoio aos animais do Algarve, no primeiro semestre de 2023, anunciaram os promotores desta iniciativa.

Além das doações às instituições que ajuda regularmente, a Missão Continente «disponibiliza bens alimentares aos colaboradores, através das áreas sociais das lojas e entrepostos» do projeto.

«Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares», segundo o Continente, que promove este projeto de responsabilidade social.

Em todo o país, foram doados «15,3 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1 049 instituições».

Só em excedentes alimentares, «esse apoio totalizou 13,6 milhões de euros, o equivalente a mais de 5,5 milhões de refeições salvas».

Este ano a Missão Continente comemora o 20.º aniversário e o trabalho de reaproveitamento e redistribuição de excedentes alimentares remonta a 1994. Atualmente, todas as lojas Continente têm parceria com várias instituições de solidariedade social e de apoio a animais e as doações decorrem diariamente, ao longo de todo o ano.

«A meta do Continente é atingir “zero desperdício”, ou seja, evitar o desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido, acelerando o escoamento de produtos e evitando toneladas de desperdício».

A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente, como o Apoio à Comunidade, o Desenvolvimento Inclusivo e a Cidadania Ambiental.

 

 



Comentários

pub