Megalitismo em Cacela é tema de novo percurso Passos Contados

As participações são limitadas

“Entre os vivos e os mortos. O megalitismo em Cacela a partir do túmulo pré-histórico de Santa Rita” é o tema do percurso Passos Contados marcado para domingo, 5 de Novembro. O ponto de encontro está marcado para as 9h30, em Santa Rita.

Devem-se a Estácio da Veiga as primeiras referências ao património megalítico da região de Cacela.

No primeiro volume da sua obra mais emblemática, Antiguidades Monumentaes do Algarve, dado à estampa em 1886, este autor tavirense descreve os trabalhos e o espólio documentado nos monumentos de Nora e Marcela, situados na freguesia de Cacela.

Apesar da sua classificação conjunta em 1910, estes monumentos encontram-se hoje completamente destruídos, desconhecendo até a sua localização exacta.

Foi necessário esperar mais de um século para retomar as investigações sobre esta temática. No início do presente século, durante os trabalhos de preparação da Carta do Património de Cacela, foram identificados novos monumentos megalíticos que deram origem a um projeto de investigação direcionado para o estudo da Pré-história e o Megalitismo na região de Cacela.

No âmbito deste projeto, foram desenvolvidos trabalhos arqueológicos sistemáticos no túmulo megalítico de Santa Rita.

As informações proporcionadas pela escavação arqueológica e pelas análises científicas realizadas sobre o espólio documentado, permitem afirmar que este foi um espaço sagrado com uma história ininterrupta de mais de 3000 anos. «São estes segredos milenares que prometemos desvendar durante o passeio», salienta o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, que organiza a visita.

O percurso será orientado por Nuno Inácio, arqueólogo. Doutorou-se em Arqueologia pela Universidade de Huelva (Espanha), com tese sobre a Pré-história do Sudoeste da Península Ibérica.

Foi um dos responsáveis científicos pelo projeto “Pré-história e Megalítico na região de Cacela”, tendo nesse âmbito desenvolvido trabalhos de escavação no túmulo megalítico de Santa Rita.

Desde 2019, integra os quadros do município de Grândola como técnico superior de Arqueologia, desenvolvendo trabalho de investigação, valorização e preservação do património megalítico daquele concelho.

INSCRIÇÕES

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. 281 952600 | [email protected] | http://ciipcacela.wordpress.com
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto
Valor de inscrição – 5€

 

 



Comentários

pub